Salvador é uma cidade encantadora porque, entre outras coisas, é composta por seus pontos turísticos consagrados e tradicionais, mas também abriga uma série de lugares escondidos, que pouca gente conhece, mas com iniciativas, espaços e histórias muito legais. É o caso do Ativa Atelier.
O espaço fica na Rua Tupinambás, no Rio Vermelho. A ruazinha tem um estilo bem residencial. Muitos prédios, casas e sequer tem saída. Todo mundo entra e sai pelo mesmo lugar. O Ativa se propõe a convergir uma série de iniciativas, desde oficinas e cursos livres das mais diversas manifestações artísticas a estúdio de tatuagem, biblioteca, feira orgânica e até padaria.
No próximo dia 14 de novembro(quinta-feira), às 19h, o espaço inaugura a sua nova exposição. Trata-se da individual Notícias de Lugar Nenhum, do artista visual Pedro Alban. Com curadoria de João Gravador, a mostra convida o público a refletir sobre o destino e o esquecimento dos espaços urbanos condenados ao desaparecimento.
“Pedro enfrenta o dilema dos últimos a visitar espaços a serem demolidos: o de ser a (derradeira) barreira entre o resgate e o descarte. Vive o paradoxo de conter o impulso de acumular ao mesmo tempo em que sente a urgência de preservar — uma prática marcada pela luta contra o lixo e a sua inevitabilidade, subvertendo o destino residual ao qual esses fragmentos seriam condenados”, disse o curador em entrevista ao Alô Alô Bahia.
A exposição reúne intervenções realizadas em fragmentos de edifícios que deixaram de existir em Salvador nos últimos três anos, incluindo madeiras resgatadas do casarão onde funcionava o restaurante Colón, no bairro do Comércio, e desenhos arquitetônicos de casas demolidas no Horto Florestal.
Alban, que também atua na Arquivo — projeto focado na reutilização de materiais em arquitetura —, explica que seu trabalho tem como “efeito colateral” um mergulho nas memórias dos espaços prestes a desaparecer. “É uma parte da história que não cabe no discurso tradicional da arquitetura, e a exposição tenta captar essa presença que se perde,” comentou o artista.
Notícias de Lugar Nenhum é, segundo o curador João Gravador, “um convite para pensar a própria natureza do esquecimento, abordando-o como uma fabulação de perdas inevitáveis, com consequências para a memória coletiva e para aquilo que escolhemos preservar ou abandonar.”
Esta é a segunda exposição individual de Pedro Alban, reunindo obras produzidas ao longo do último ano.
Serviço:
O que: Exposição Notícias de Lugar Nenhum, de Pedro Alban
Curadoria: João Gravador
Abertura: 14 de novembro (quinta-feira), às 19h
Período: 15 de novembro a 12 de dezembro de 2024
Horários: Quarta a sexta, das 15h às 19h; sábado, das 9h às 12h
Local: Galeria no Ativa Atelier Livre
Entrada: Gratuita