Líderes mundiais reagem à eleição histórica de Donald Trump nos EUA

Líderes mundiais reagem à eleição histórica de Donald Trump nos EUA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Getty

Publicado em 06/11/2024 às 10:09 / Leia em 3 minutos

Após a surpreendente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, líderes de várias partes do mundo se pronunciaram para parabenizar o republicano, que celebrou o retorno à Casa Branca ao lado de seu vice, JD Vance, familiares e membros de sua campanha.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, manifestou apoio ao novo mandato do republicano, descrevendo o retorno de Trump como um marco para a relação entre os dois países. “Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso recomeço para a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos”, escreveu Netanyahu em suas redes sociais.

Outro líder de destaque na direita global, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, saudou Trump com entusiasmo, chamando-o de “a maior recuperação na história política dos Estados Unidos” e comemorando sua “vitória muito necessária para o mundo”.

Na Itália, a primeira-ministra Giorgia Meloni reforçou os laços entre os dois países, destacando a amizade histórica entre Itália e EUA. “A Itália e os Estados Unidos são nações irmãs, ligadas por uma aliança inabalável, valores comuns e uma amizade duradoura. Estou certa de que iremos agora reforçar ainda mais esse vínculo estratégico”, concluiu.

A reação europeia também incluiu o presidente da França, Emmanuel Macron, que reiterou a disposição para colaborar com o republicano, apesar de uma relação com altos e baixos no passado. “Estamos prontos para trabalhar com Donald Trump, como fizemos antes, com respeito e ambição por uma paz e prosperidade ainda maiores”, postou Macron no Twitter.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer parabenizou Trump pela “vitória eleitoral histórica” e reafirmou a importância da aliança transatlântica. “Como os aliados mais próximos, estamos lado a lado na defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e empreendedorismo. Estou ansioso para fortalecer o relacionamento especial Reino Unido-EUA, promovendo crescimento e inovação”, afirmou Starmer.

2zAtnwB.md.png

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia