Após a surpreendente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, líderes de várias partes do mundo se pronunciaram para parabenizar o republicano, que celebrou o retorno à Casa Branca ao lado de seu vice, JD Vance, familiares e membros de sua campanha.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, manifestou apoio ao novo mandato do republicano, descrevendo o retorno de Trump como um marco para a relação entre os dois países. “Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso recomeço para a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos”, escreveu Netanyahu em suas redes sociais.
Dear Donald and Melania Trump,
Congratulations on history’s greatest comeback!
Your historic return to the White House offers a new beginning for America and a powerful recommitment to the great alliance between Israel and America.
This is a huge victory!
In true friendship,… pic.twitter.com/B54NSo2BMA
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) November 6, 2024
Outro líder de destaque na direita global, o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, saudou Trump com entusiasmo, chamando-o de “a maior recuperação na história política dos Estados Unidos” e comemorando sua “vitória muito necessária para o mundo”.
The biggest comeback in US political history! Congratulations to President @realDonaldTrump on his enormous win. A much needed victory for the World!
— Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) November 6, 2024
Na Itália, a primeira-ministra Giorgia Meloni reforçou os laços entre os dois países, destacando a amizade histórica entre Itália e EUA. “A Itália e os Estados Unidos são nações irmãs, ligadas por uma aliança inabalável, valores comuns e uma amizade duradoura. Estou certa de que iremos agora reforçar ainda mais esse vínculo estratégico”, concluiu.
A nome mio e del Governo italiano, le più sincere congratulazioni al Presidente eletto degli Stati Uniti, Donald #Trump.
Italia e Stati Uniti sono Nazioni “sorelle”, legate da un’alleanza incrollabile, valori comuni e una storica amicizia.
È un legame strategico, che sono certa…
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) November 6, 2024
A reação europeia também incluiu o presidente da França, Emmanuel Macron, que reiterou a disposição para colaborar com o republicano, apesar de uma relação com altos e baixos no passado. “Estamos prontos para trabalhar com Donald Trump, como fizemos antes, com respeito e ambição por uma paz e prosperidade ainda maiores”, postou Macron no Twitter.
Je viens d’échanger avec le chancelier @OlafScholz. Nous allons œuvrer pour une Europe plus unie, plus forte, plus souveraine dans ce nouveau contexte. En coopérant avec les États-Unis d’Amérique et en défendant nos intérêts et nos valeurs.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 6, 2024
No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer parabenizou Trump pela “vitória eleitoral histórica” e reafirmou a importância da aliança transatlântica. “Como os aliados mais próximos, estamos lado a lado na defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e empreendedorismo. Estou ansioso para fortalecer o relacionamento especial Reino Unido-EUA, promovendo crescimento e inovação”, afirmou Starmer.