Os baianos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem, estão em Dubai, nos Emirados Árabes, onde, nesta quarta-feira (6), participaram da cerimônia do The Best Chef Awards. Em 2023, a dupla ficou na 74ª posição entre os melhores chefs do mundo e, este ano, trazem para a Bahia 2 facas. Os colegas do Manga, Kafe e Dante Bassi, foram citados na lista pela primeira vez, com 1 faca.
A edição deste ano passou por mudanças em sua classificação, mas segue celebrando os maiores talentos culinários do mundo, reconhecendo chefs em diversas categorias. Ao invés de apresentar os chefs em uma ordem classificatória, o sistema de 2024 apresentou de uma a três facas como determinantes do status de cada um, parecido com as estrelas do Guia Michelin.
Uma faca foi entregue para chefs que alcançam 20% ou mais da pontuação máxima, representando “excelentes habilidades culinárias”. Duas facas significam status de “classe mundial”, concedido aos que alcançam 40% ou mais da pontuação máxima. Já as três facas foram concedidas àqueles que alcançam 80% ou mais do máximo de pontos possíveis, indicando “domínio culinário de alto nível”.
Ao contrário de anos anteriores, apenas os três melhores chefs do mundo foram apresentados no pódio, destacando as suas contribuições excepcionais para o mundo culinário. Foram responsáveis pela votação 568 eleitores – contra 350 de edições passadas -, abrangendo 348 chefs e 220 profissionais de diversos setores, como jornalistas gastronômicos e especialistas em gastronomia. O aumento na base de eleitores, segundo os responsáveis pelo prêmio, garante um reflexo de mais diversidade e inclusão do cenário culinário global.