Com cinco anos de existência, o Espaço Colabore – primeiro centro público de inovação de Salvador -, será reaberto nesta terça-feira (5) após cinco meses de manutenção. A reabertura do equipamento, localizado no Parque da Cidade, será celebrada com parceria entre o Sebrae Bahia e a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), por meio da palestra “ESG nas Organizações”. A atividade será conduzida por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas brasileiros em sustentabilidade empresarial no segmento.
A reinauguração do Colabore marcará ainda o aniversário de um ano do Sebrae Ecos, iniciativa que busca fomentar a sustentabilidade nas atividades de pequenos e microempreendedores soteropolitanos. Interessados podem se inscrever gratuitamente através do link bit.ly/sebraeesg2024.
Ivan Euler, titular da Secis, avalia que a reabertura do Colabore, em conjunto com o aniversário de um ano do Sebrae Ecos, é essencial devido à importância que esses espaços ocupam no cenário do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade de Salvador.
“O Colabore tem se consolidado com o passar do tempo como uma importante opção para os soteropolitanos e em cinco anos de funcionamento já atraiu mais de 20 mil pessoas através de programas de aceleração, incubação, capacitações, eventos e painéis. Por meio da incubadora de negócios sociais – a In Pacto -, apoiamos diversos projetos sociais, alguns já com reconhecimento internacional”, afirma Euler.
Gerente da Regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira explica que a reabertura do Colabore trará uma grande oportunidade para matar a saudade do espaço. “O Colabore é um espaço inovador, acolhedor, cheio de sustentabilidade e que também traz junto grandes possibilidades de network e inspiração. E nós convidamos toda a comunidade soteropolitana e baiana para nos encontrar nesse momento tão especial, e que nós também estávamos sentindo muitas saudades da visitação de todos”.
Ecossistema – O Sebrae Ecos, por sua vez, foi idealizado visando atender às mini e pequena empresas no tema da sustentabilidade.
“A ideia de estar junto com o SebraeLab foi para que, através do Sebrae Ecos, pudéssemos completar o ecossistema que já existia dentro do Colabore, o ecossistema de inovação e de sustentabilidade. Ele foi inaugurado no ano passado e agora, nesse primeiro aniversário, a gente pode concluir que foi uma estratégia muito bem pensada pelo Sebrae e pela Prefeitura, para que o espaço do Colabore pudesse ter o atendimento aos negócios de impacto que já vinham sendo feito através do SebraeLab e através da incubadora In Pacto”, pontua a gestora do Sebrae Ecos, Márcia Suêde.
Ainda segundo Márcia, dessa forma será possível realizar um atendimento mais direcionado e focado, de forma a mostrar para a pequena empresa que a sustentabilidade e a inovação são possíveis. “Isso é factível, e demonstra a importância que a sustentabilidade tem nesse momento que a gente vive, que é a responsabilidade de cada cidadão, mas também de cada empresário, como cidadão, de tratar as questões ambientais, sociais e de governança do seu negócio, para que possa valorizar os produtos e serviços oferecidos à sociedade”.