Os jovens músicos do Coletivo Rumpilezzinho, junto com a professora Anne Rodrigues, comandarão uma aula aberta gratuita sobre o Universo Percussivo Baiano, método criado pelo maestro Letieres Leite (1959 – 2021) ao longo de mais de 30 anos de pesquisa sobre o tema. A atividade acontece no dia 12 de novembro, a partir das 15h, no Espaço Xisto Bahia, em Salvador. Na ocasião, o grupo irá tocar o seu repertório autoral, construído a partir das aulas com o maestro, e compartilhar com o público presente os processos criativos derivados do método.
Em paralelo, a historiadora, curadora e professora do Laboratório Rumpilezzinho, Anne Rodrigues, será a responsável por transmitir os conteúdos históricos durante a aula. Entre os assuntos que serão abordados, está a presença sonora de elementos de matriz africana na música produzida pela diáspora negra nas Américas, particularmente no Brasil. “A ideia é mostrar que a diáspora é um espaço-tempo onde as pessoas negras puderam criar sua humanidade através da arte”, conta Anne.
Letieres criou e regeu, desde 2006, a bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, reconhecida internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade. Com a Rumpilezz, o maestro encontrou espaço para aplicação do seu método, suas teses e pesquisas, que o ajudaram a criar, em 2014, o “Rumpilezzinho – Laboratório Musical para Jovens”. Dessa experiência sócio-educativa, surgiu o Coletivo Rumpilezzinho, com alunos que passaram pelas aulas e seguiram a carreira artística, tornando-se músicos profissionais que, agora, passam adiante o conhecimento adquirido com o maestro.