Em Salvador, Coletivo Rumpilezzinho promove aula aberta sobre método criado pelo maestro Letieres Leite

Em Salvador, Coletivo Rumpilezzinho promove aula aberta sobre método criado pelo maestro Letieres Leite

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Deco Almeida

Publicado em 04/11/2024 às 16:05 / Leia em 2 minutos

Os jovens músicos do Coletivo Rumpilezzinho, junto com a professora Anne Rodrigues, comandarão uma aula aberta gratuita sobre o Universo Percussivo Baiano, método criado pelo maestro Letieres Leite (1959 – 2021) ao longo de mais de 30 anos de pesquisa sobre o tema. A atividade acontece no dia 12 de novembro, a partir das 15h, no Espaço Xisto Bahia, em Salvador. Na ocasião, o grupo irá tocar o seu repertório autoral, construído a partir das aulas com o maestro, e compartilhar com o público presente os processos criativos derivados do método. 

Em paralelo, a historiadora, curadora e professora do Laboratório Rumpilezzinho, Anne Rodrigues, será a responsável por transmitir os conteúdos históricos durante a aula. Entre os assuntos que serão abordados, está a presença sonora de elementos de matriz africana na música produzida pela diáspora negra nas Américas, particularmente no Brasil. “A ideia é mostrar que a diáspora é um espaço-tempo onde as pessoas negras puderam criar sua humanidade através da arte”, conta Anne.

Letieres criou e regeu, desde 2006, a bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, reconhecida internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade. Com a Rumpilezz, o maestro encontrou espaço para aplicação do seu método, suas teses e pesquisas, que o ajudaram a criar, em 2014, o “Rumpilezzinho – Laboratório Musical para Jovens”. Dessa experiência sócio-educativa, surgiu o Coletivo Rumpilezzinho, com alunos que passaram pelas aulas e seguiram a carreira artística, tornando-se músicos profissionais que, agora, passam adiante o conhecimento adquirido com o maestro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe