O Esporte Clube Bahia divulgou um manifesto pelo Novembro Negro, nas suas redes sociais. O clube divulgou uma nova foto de perfil, em celebração ao mês, inspirada no uniforme Aláfia, produzido pelo artista plástico Alberto Pitta, referência no Brasil em estampas afrobaianas.
O clube falou sobre a importância de celebrar a ancestralidade. “É tempo de honrar nossa ancestralidade e reafirmá-la em cada momento da nossa história e das nossas conquistas. Celebramos o fato de sermos quem somos e de fazer parte de uma Bahia que resiste e inspira. Insistiremos em estar sempre ao lado daqueles que representam a força e a dignidade do povo preto, firmando um compromisso com um futuro mais justo e inclusivo”, diz um trecho do texto.
O clube fala ainda que quer fazer parte de um mundo onde a cultura negra seja exaltada. “Queremos fazer parte de uma ideia que convoca o mundo a participar da experiência da cultura negra, com toda a sua riqueza, diversidade e dilemas. Que novembro seja, para todos nós, um mês de consciência e conhecimento, mas, sobretudo, de ação. Pelo que fomos, pelo que somos e pelo que ainda construiremos, cientes de que cada passo é fundamental para a trilha deste caminho”, diz.
Ver essa foto no Instagram