A Rede de Cidades Criativas da Unesco reúne localidades em todo o mundo que usam a criatividade como fator-chave para o desenvolvimento sustentável. No Brasil, 14 cidades fazem parte da rede, entre elas, Salvador, que tem o título de Cidade Criativa da Música.
Ao todo, são sete campos criativos: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
Confira a lista completa das cidades brasileiras que fazem parte da rede:
Salvador (BA) – Cidade Criativa da Música
Com uma multiculturalidade marcante, Salvador pulsa música. Entre os destaques, o axé, o samba, o pagode e os tambores do samba-reggae. A capital da Bahia recebeu o título oficial de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2016. Destaca-se também o Museu Cidade da Música, que conta história musicala da cidade.
Penedo (AL) – Cidade Criativa do Cinema
Adicionada à lista em 2023, Penedo, às margens do Rio São Francisco, tem um centro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cidade sedia festivais importantes, como o Circuito de Cinema de Penedo, que ocorre neste ano entre 25 de novembro e 1º de dezembro.
Rio de Janeiro (RJ) – Cidade Criativa da Literatura
Para a Unesco, o Rio usa a literatura como ferramenta para abordar desigualdades e melhorar a qualidade de vida. A região metropolitana do Rio representa 14% das vendas nacionais de livros, totalizando 7,95 milhões de unidades e gerando uma receita de US$ 66,2 milhões em 2022.
Campina Grande (PB) – Cidade Criativa das Artes Midiáticas
Campina Grande tem como uma das principais atrações o Sesi Museu Digital, que utiliza recursos interativos e audiovisuais para mostrar a história do desenvolvimento da cidade. Além disso, a cidade tem projetos em andamento que incluem um Festival de Artes Midiáticas, um laboratório de inovação e o mapeamento da economia criativa.
Recife (PE) – Cidade Criativa da Música
Recife tem a música como uma das manifestações culturais mais importantes, como o manguebeat e o frevo, que é patrimônio cultural imaterial reconhecido pelo Iphan.
Belo Horizonte (MG) – Cidade Criativa da Gastronomia
Desde 2019, Belo Horizonte tem o setor de serviços e gastronomia como mais de 80% do PIB da cidade. Iniciativas como o Festival Fartura, o Viradão Gastronômico e a Bienal da Gastronomia de BH são alguns dos exemplos que aquecem o setor.
Fortaleza (CE) – Cidade Criativa do Design
Adicionada à rede em 2019, a capital cearense se destaca pela economia criativa que impulsiona o desenvolvimento econômico e social da região. Segundo a Unesco, o setor de design faz parte deste pacote e gerava US$ 135 milhões para a cidade quando foi adicionada à rede em 2019.
Brasília (DF) – Cidade Criativa do Design
Projeta pelos modernistas de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a capital federal tem uma significativa economia criativa nas áreas de design, moda e artesanato.
João Pessoa (PB) – Cidade Criativa do Artesanato e da Arte Popular
A capital da Paraíba é o principal centro comercial regional da produção de artesanato, o que inclui cerâmica, bordado e crochê. A cidade sedia regularmente o Salão do Artesanato Paraibano e ainda tem o Programa de Artesanato Paraibano (PAP).
Paraty (RJ) – Cidade Criativa da Gastronomia
Restaurantes e cozinheiros fazem um trabalho primoroso ao colocar a culinária caiçara na mesa, com peixes e frutos do mar frescos e a junção de ingredientes da Mata Atlântica.
Belém (PA) – Cidade Criativa da Gastronomia
A capital do Pará concentra uma diversidade de ingredientes locais que brilham pelas ruas e pelas mesas da cidade. Baseada em ingredientes da Floresta Amazônica, a gastronomia tem papel fundamental na cidade. Açaí, tucupi, tacacá, maniçoba, pirarucu, jambu, camarão, ervas e pimentas são algumas das matérias-primas.
Santos (SP) – Cidade Criativa do Cinema
Santos foi a primeira Cidade Criativa do Cinema da América Latina. A indústria cinematográfica tem papel na cidade desde o século 20, com criação inclusive de um dos primeiros cineclubes do país.
Florianópolis (SC) – Cidade Criativa da Gastronomia
Considerada a capital da ostra no Brasil, Florianópolis também aposta na formulação de estratégias para o desenvolvimento da economia criativa local, o que inclui a gastronomia.
Curitiba (PR) – Cidade Criativa do Design
Curitiba é destaca pela Unesco como uma cidade que reconhece o design como um agente de transformação urbana. “Curitiba é uma cidade culturalmente rica que reúne um grande número de locais, eventos e artistas em áreas como música, gastronomia, teatro e design”, diz a página.
As informações são da CNN