Atriz Yumara Rodrigues morre aos 90 anos em Salvador

Atriz Yumara Rodrigues morre aos 90 anos em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Carol Neves, para o Correio

Divulgação

Publicado em 02/11/2024 às 16:18 / Leia em 2 minutos

Morreu neste sábado (2), aos 90 anos, a atriz, produtora e diretora Yumara Rodrigues, em Salvador. Em seus mais de 60 anos de carreira, ela participou de inúmeras produções teatrais e recebeu cinco troféus Martim Gonçalves, premiação importante do teatro baiano.

Yumara nasceu na cidade baiana de Conde, em 1934, com o nome Lygia Quintella Lins. Entre os destaques de sua carreira com mais de 30 peças e trabalhos de TV está “Apareceu a Margarida”, de 1977, do dramaturgo Roberto Athayde, que desafiou a ditadura militar com uma reflexão sobre o período de repressão.

Apareceu pela última vez em um episódio da série “Destino: Salvador”, da HBO, de 2018. A atriz também fez parte da Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

É com um coração pesado, mas um sorriso nostálgico que me despeço de Yumara Rodrigues, uma verdadeira diva do teatro baiano. Se alguém sabia como encarar a vida e o palco com coragem, essa pessoa era ela. Yumara tinha um talento raro e uma presença que desafiava qualquer escuridão. Sua interpretação nos fazia rir, chorar e, principalmente, refletir. Ela sabia que a arte é resistência e sempre nos lembrava disso com seu jeito irreverente”, lamentou o diretor Fernando Guerreiro, em nota. ” Yumara, você fará falta, mas também nos deixou uma missão: seguir ativos, criando e inspirando, como você sempre fez”.

O velório e a cerimônia de cremação do corpo da atriz acontecem neste domingo (3), às 14h, no Cemitério Campo Santo, na Federação.

 

Leia mais notícias no Correio

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia