O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia acaba de assinar Ordem de Serviço para elaboração de projetos executivos de restauração da Igreja e Convento de Santo Antônio e Ordem Terceira, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. O investimento inicial de R$ 826.989,68 será destinado à criação de projetos especializados que orientem futuras obras de estabilização e reforço estrutural.
A Igreja de Santo Antônio foi construída a partir do século XVII com recursos dos proprietários de engenhos de açúcar do Recôncavo baiano e, agora, o IPHAN visa não só restaurar sua estrutura física, mas também revitalizar o uso do espaço, promovendo atividades culturais, educacionais e comunitárias que reforcem a conexão da comunidade com seu patrimônio.
“Este é um marco fundamental na preservação de nossa história e reafirma o compromisso do IPHAN e do Ministério da Cultura com o patrimônio cultural brasileiro. A ideia é convocar todos os entes, governamentais, privados e a sociedade civil, a se unirem nesse esforço de preservação, para que juntos possamos garantir que o patrimônio cultural da Bahia seja salvaguardado, de modo mais sustentável e buscando inclusão social e cidadania”, disse Hermano Guanais, superintendente do IPHAN na Bahia, em conversa com o Alô Alô Bahia.
A restauração do conjunto requer esforços contínuos e apoio financeiro de diversas fontes. Além do Governo Federal, o instituto espera contar com a iniciativa privada e fundações, além do poder público municipal e estadual, visando enfrentar os desafios financeiros e manter viva a essência do espaço, transformando-o em ponto de encontro e aprendizado para toda a sociedade.