A companhia aérea espanhola Iberia recebeu o primeiro Airbus A321XLR, tornando-se a operadora de lançamento da mais nova aeronave de corredor único do mundo. A unidade vai operar em voos regionais antes de sua primeira missão transatlântica entre Madri e Boston, no fim de novembro.
Marco Sansavini, CEO e Presidente da Iberia, declarou que: “Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a lançar esta nova aeronave Airbus. O A321XLR nos permitirá chegar a novos destinos, operando rotas transoceânicas e de forma mais eficiente.”
Christian Scherer, CEO da divisão de aeronaves comerciais da Airbus, destaca que após cinco anos de desenvolvimento, o mais novo membro da família Airbus está pronto para se juntar ao seu primeiro operador e permitirá inúmeros novos destinos diretos.
“Isto abre um novo capítulo na conectividade aérea. É mais uma “primeira vez” de orgulho para todos nós da Airbus em nossa busca constante por inovar e agregar valor aos nossos clientes. Temos o prazer de partilhar este momento especial com um cliente especial: obrigado e parabéns Iberia”, comenta o executivo.
Avião revolucionário
O recém-entregue A321XLR acomoda 182 passageiros em um layout de duas classes, com assentos reclináveis na classe executiva e acesso direto ao corredor. Com a nova cabine Airspace, a aeronave proporcionará aos passageiros conforto para viagens longas em todas as classes.
Os compartimentos XL oferecem 60% mais capacidade de bagagem para uma experiência de embarque mais agradável para passageiros e tripulantes de cabine. Além disso, a conectividade está disponível para os passageiros em todos os assentos e o mais recente sistema de iluminação melhora a experiência geral do usuário.
O A321XLR atende à demanda do mercado por ainda mais alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas. O modelo proporcionará um Xtra Long Range sem precedentes de até 4.700nm (8.700 km) – 15% mais alcance do que o A321LR e com 30% menos consumo de combustível por assento em comparação com a geração anterior de aeronaves concorrentes, bem como emissões reduzidas de NOx e ruído. Até o momento, a Airbus já garantiu mais de 500 pedidos para esta aeronave.
O primeiro A321XLR completou seu voo inaugural em junho de 2022, seguido por um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves experimentais. Assim como acontece com todas as aeronaves Airbus, a aeronave A321XLR já é capaz de operar com até 50% de combustível sustentável (SAF). O objetivo da Airbus é que as suas aeronaves alcancem 100% de capacidade SAF até 2030.
Benefício para cidades como Salvador
Este avião é ansiosamente aguardado por cidades como Salvador. Como ele possui um generoso alcance mesmo sendo uma aeronave de corredor único, cidades médias como a capital baiana podem ser incluídas entre os destinos operados por empresas aéreas.
Explica-se: uma rota entre Salvador e Londres pode ser considerada economicamente inviável caso operada por um Airbus A330, pois demanda a necessidade de vender 300 passagens por voo. Com o novo A321XLR, o voo gera lucro mesmo ‘apenas’ com 160 passageiros embarcados, por exemplo.
O alcance de 8.700 quilômetros é suficiente para ligar Salvador, sem escalas, até cidades como Miami, Atlanta e Nova York, nos Estados Unidos, além de metrópoles europeias como Londres, Paris, Frankfurt e Roma.
A expectativa do setor de turismo soteropolitano é que novas rotas internacionais sejam inauguradas por cá quando o modelo passar a ser utilizado por mais empresas aéreas.