Na tarde desta segunda-feira (28), o Aeroporto Internacional de Salvador recebeu o primeiro voo direto da Air France vindo de Paris, marcando o início da nova rota entre as duas cidades. O Airbus A350, que aterrissou por volta das 16h30, trouxe aproximadamente 350 passageiros, simbolizando uma nova fase para o turismo baiano e conectando Salvador a mais de 160 destinos globais. A moderna aeronave utilizada conta com três classes de serviço, a fim de proporcionar maior conforto aos passageiros.

Airbus A350, da Air France, em Salvador. Foto: Alô Alô Bahia
A cerimônia de recepção foi acompanhada por autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues, o presidente da Embratur Marcelo Freixo, o secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacelar, e o diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas.

Autoridades na inauguração do voo Paris-Salvador-Paris. Foto: GOVBA

Tripulação da Air France. Foto: GOVBA
Bacelar destacou a importância da conectividade aérea para o estado. “Essa conectividade direta com o nosso estado vai fazer com que mais turistas internacionais cheguem à Bahia. Vai aumentar mais ainda a liderança que a Bahia tem no Norte e Nordeste como maior portão de entrada de turistas internacionais”, disse. O secretário reforçou que o turismo é uma ferramenta crucial para a geração de empregos e renda para a população baiana.
Julio Ribas explicou que o aeroporto já está preparado para o aumento no fluxo de passageiros internacionais. “Dobramos a capacidade de processamento do aeroporto para 15 milhões de passageiros. Está tudo pronto, é só usar”, afirmou.
A nova rota é vista como estratégica para o crescimento do turismo na Bahia, com previsão de impulsionar o fluxo de visitantes nos próximos anos. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a relevância dessa conexão para o Brasil: “A França é o país que mais emite turistas da Europa para o Brasil. O que a gente quer é que eles cheguem à Bahia e conheçam outros lugares do Nordeste, tornando a região mais competitiva em relação ao Caribe”.
O diretor-geral do Grupo Air France-KLM, Manuel Flahault, também celebrou o momento: “Hoje é um dia muito feliz, porque não é todo dia que abrimos uma nova rota. E acho que para a gente vai ser o quinto destino aqui no Brasil. É realmente um passo ainda mais forte para a nossa expansão aqui no Brasil”.

Sala de embarque do primeiro voo direto de Salvador para Paris. Foto: GOVBA
Danillo Barbizan, diretor de vendas da GOL, destacou a parceria estratégica entre as duas empresas: “A combinação entre GOL e Air France conecta o Brasil e a Europa em 95% da demanda necessária. Estamos trabalhando em conjunto para garantir que tanto europeus quanto brasileiros sejam bem servidos com essas novas conexões”.
Além das autoridades, a cantora e atriz baiana Ana Mametto também participou da celebração, já que embarcou no voo inaugural rumo à Paris. “Ter um voo direto é um presente, um privilégio para nós baianos. Isso também vai potencializar o turismo na nossa cidade e melhorar a nossa economia”, disse, entusiasmada com a oportunidade de viajar sem precisar de conexões desgastantes.

Ana Mametto ao lado do marido e produtor do EP, Yacoce Simões. Foto: Alô Alô Bahia
Com três frequências semanais — às segundas, quintas e sábados — o voo direto entre Salvador e Paris tem expectativa de alavancar o turismo local e facilitar o acesso à capital francesa e outros destinos na Europa, África e Ásia. O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o impacto positivo dessa nova conexão: “Viabilizamos a infraestrutura das estradas, dos aeroportos e aeródromos regionais, a segurança. O trabalho é esse, e a gente vai garantir que esse voo se consolide e permaneça por muito tempo”.
Ver essa foto no Instagram