Unindo moda, gastronomia, artesanato, literatura e cultura, a Feira da Sé promete deixar o Afro Fashion Day ainda mais especial. Em 2024, ano em que o principal projeto de moda negra do país celebra 10 edições, a iniciativa contará com 50 afroempreendedores que apresentarão suas criações autorais, incluindo peças de estilistas que estarão no desfile, como roupas e acessórios das marcas Tá Bom Pra Você e de Rey Vilas Boas. O evento será no dia 1º de novembro, na Praça 2 de Julho, no Largo do Campo Grande, em Salvador.
A Feira da Sé começará a partir das 11h, seguindo até o desfile, e contará também com uma área de alimentação, onde o visitante encontrará opções para almoço e lanches rápidos, além de cervejas artesanais e doceria. A diretora do Instituto ACM, Claudia Vaz, destaca que “este movimento de ocupação de espaços públicos pela Feira da Sé, em prol do uso consciente e social, favorece o empreendedorismo local e ressalta a relevância do Afro Fashion Day no calendário de eventos da cidade, uma vez que a iniciativa celebra o protagonismo e a identidade cultural do povo negro”.
A programação inclui ainda oficinas de turbante infantil, pintura afro,turbante adulto, origami e tranças afro. Na ocasião, a escritora Celina Bezerra fará contação de história para crianças. “Charles, a estrela autista”, um dos livros da autora, está entre os que serão lidos para o público. Haverá ainda sessão de autógrafo e oficina de croqui e turbante dentro da programação infantil.
Ao completar 10 edições neste ano, o Afro Fashion Day aposta em novidades e se consolida cada vez mais como a passarela de moda mais negra no Brasil. O evento abrirá oficialmente o mês em que se celebra a Consciência Negra, com o tema “Música – Resgatando raízes e elevando vozes”. A entrada é gratuita e será realizada exclusivamente pela entrada principal da praça (em frente ao Teatro Castro Alves).
Oficinas:
-
Turbante infantil/Pintura afro
11h às 12h; 13h às 14h e 15h às 16h;
-
Turbante adulto
12h às13h; 14h às 15h e 16h às 17h;
-
Origami
12h às 13h; 14h às 15h e 16h às 17h;
-
Tranças afro
11h às 12h; 13h às 14h e 15h às 16h;
-
Colagem de croquis
13h às 16h;
-
Contação de histórias infantis
13h às 16h.