Enquanto a Prefeitura de Salvador decretou ponto facultativo no Dia do Servidor Público, nesta segunda-feira (28), o Governo da Bahia decretou feriado. Com isso, todas as repartições públicas estaduais não funcionarão, com exceção das que prestam serviços essenciais, como hospitais e delegacias.
No caso dos postos do SAC, alguns estarão abertos em Salvador e Região Metropolitana, como Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Liberdade, Pau da Lima e Uruguai, além dos SACs Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Os SACs Cajazeiras, Comércio, Periperi, Pituaçu e Candeias estarão fechados.
As repartições públicas municipais também terão funcionamento alterado, atuando normalmente apenas os serviços essenciais, garantindo a preservação do patrimônio, o monitoramento e ordenamento do trânsito, a circulação dos ônibus e o atendimento emergencial de saúde. Com isso, agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, assim como o Núcleo de Operação Assistida (NOA), que também estará atento ao tráfego 24 horas.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24h, normalmente, assim como a Guarda Municipal, que terá um efetivo de 100 agentes de plantão, além da Defesa Civil (Codesal) e da Salvamar. A Ouvidoria Geral do Município (OGM) também segue com o registro de atendimento das demandas dos cidadãos em esquema 24h, através do telefone 156 ou portal salvadordigital.salvador.ba.gov.br.
As aulas serão suspensas e retomadas na terça-feira (29), assim como as Prefeituras-Bairro, o Simm e o SAC do Empreendedor. Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), como o museu Cidade da Música da Bahia, a Casa do Rio Vermelho, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, o Carybé das Artes e a Casa do Carnaval já não funcionam às segundas-feiras e seguirão fechados neste feriado.