Imagina só assistir um filme com pé na areia e sob a luz das estrelas – e da lua. Em Salvador isso é possível: um projeto tem montado um telão na praia do Buracão, no Rio Vermelho, e exibido clássicos do cinema à beira mar. O Cine Blue é uma iniciativa criada há dois anos pelo Blue – clube de praia que oferece serviço de alto padrão na cidade – e vem acontecendo pelo menos uma vez por mês, sempre às sextas-feiras.
A experiência de cinema na praia tem sua particularidades: logo na chegada, o público é recepcionado com uma cerveja, acompanhada de um saquinho de pipoca. Os filmes podem ser assistidos em mantas, camas e até redes flutuantes espalhadas pelo espaço.
“O projeto iniciou durante o inverno, onde a gente estava querendo movimentar o espaço pós-verão. A ideia surgiu a partir de uma viagem, de uma programação de um hotel beira mar bem e deu um gatilho para que trouxéssemos a experiência, dentro de uma configuração diferente que a gente acreditava que funcionaria em Salvador”, revelou Sérgio Morais, um dos sócios do espaço.
A curadoria de filmes também é um diferencial: clássicos da sétima arte são escolhidos para cada edição. Já foram exibidas obras como Uma Linda Mulher – comédia romântica que deu a Julia Roberts a indicação ao Oscar de melhor atriz (1990) -, e Meia Noite em Paris – vencedor do Oscar de melhor roteiro original (2011). A próxima sessão já tem data marcada: será nesta sexta-feira (1º) com Alice no País das Maravilhas (2010), adaptação que traz no elenco Mia Wasikowska como Alice, Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca.
A gastronomia também faz parte da experiência. Uma seleção do menu do Blue Praia é disponibilizada durante o projeto, com destaque para os sanduíches. Nossas dicas são o baguete de parmesão, carne seca, banana da terra e um pouco de melaço e a opção mais refrescante e com relação com a praia: pão, salmão defumado e abacaxi. O cardápio também tem milkshake, drinks – que levam nomes de diretores e atores de filmes – e vinhos.
“É uma forma diferente de enxergar a ida ao cinema. Queremos proporcionar uma vivência única, que vá além de ver um filme em um telão. Combinar o ambiente informal e despojado do nosso refúgio, com um cardápio pensado especialmente para as noites do projeto”, acrescenta Sérgio Morais, que explica a ideia de unir a magia do cinema com o conforto da era dos streamings.
Os ingressos custam R$ 90 e podem ser adquiridos através da plataforma Ticketmaker. Novas datas e até enquetes para escolha dos filmes podem ser conferidas no perfil do Instagram: @bluepraia.