Em um mercado altamente competitivo, o melhor hostel do mundo, localizado no Brasil, encontrou a fórmula para atrair viajantes dos quatro cantos do planeta. Com um faturamento anual de quase R$ 4 milhões, o empreendimento que fica em Ilhabela, no RJ, vem ganhando notoriedade por oferecer experiências únicas de hospedagem, como casas em árvores, cabanas e até estadias em Kombis.
O Hostel da Vila foi eleito, em 2023, o Melhor Hostel do Mundo, segundo o Hoscars Awards, ranking promovido pela plataforma Hostelworld.
Este conceito inovador e sustentável de turismo transformou o hostel em um fenômeno entre aventureiros e influenciadores em busca de uma experiência inesquecível.
Felipe Gamba, o empreendedor por trás desse sucesso, viajou por mais de 65 países antes de se estabelecer na cidade.
“Eu estava buscando realmente um novo sentido para vida. Depois de você dar uma volta ao mundo, você acaba ficando um pouco enjoado da vida normal”, explicou.
Durante suas viagens, o empreendedor percebeu que, enquanto os hostels eram populares no exterior, no Brasil ainda havia preconceito. Foi aí que ele viu uma oportunidade de inovar.
Um dos destaques do empreendimento são as acomodações inusitadas. Por lá, os hóspedes são recebidos em casas de árvores, Kombis e até “yurt”, que são cabanas tradicionais da Ásia Central.
Ver essa foto no Instagram
Essa variedade não só faz os hóspedes voltarem para experimentar novos ambientes, mas também rende fotos incríveis para as redes sociais.
Além dos tradicionais quartos coletivos, existem hospedagens para casal em formato de veleiro, trailer e até de farol – escolhido por Felipe Ramos para sua primeira experiência em um hostel.
A criação de espaços que fogem do convencional tem se mostrado o grande diferencial. As casas nas árvores, por exemplo, oferecem uma conexão direta com a natureza, enquanto as cabanas proporcionam conforto e privacidade em meio ao cenário exuberante da região. Já as Kombis, ícones da cultura vintage, despertam o espírito livre dos visitantes e são altamente “instagramáveis”, tornando-se atrativas para o público jovem.
Ver essa foto no Instagram
Além da estrutura diferenciada, o hostel também aposta em práticas sustentáveis e no contato com a comunidade local, estratégias que agradam tanto o público estrangeiro quanto o nacional. Este modelo de negócio vem impulsionando o turismo consciente, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência que vai além da simples hospedagem.