O soteropolitano Gabriel Braga, de 29 anos, encerrou a mais recente temporada do surf como um dos maiores destaques do bodyboarding do mundo, colocando o Brasil de volta ao topo do pódio internacional após uma longa espera, desde 2014.
No último domingo (20), o baiano que cresceu no bairro de Stella Maris terminou em terceiro lugar no circuito mundial de Bodyboard, o Gran Canaria Frontón King (nas ilhas Canárias – território ultramarino espanhol).
Com o resultado, ele se consagrou como o terceiro melhor bodyboarder do mundo, de acordo com o ranking do International Bodyboarding Community (IBC) – a comunidade internacional que representa o esporte.
O pódio leva em conta os quatro principais eventos da modalidade na classificação final.
Nas redes sociais, o atleta comentou a importância da classificação para sua carreira. “Esse foi, sem dúvidas, o meu melhor ano no esporte, cheio de momentos intensos e muito aprendizado”.
Ver essa foto no Instagram
Em uma sequência de dois anos como melhor brasileiro no circuito mundial, Gabriel também já conquistou o título de bicampeão baiano profissional, nas categorias sub-18 e open, além disso foi vice-campeão brasileiro open e campeão sergipano profissional.
Em 2025, Gabriel já tem uma série de atividades e competições previstas para continuar levando as bandeiras do Brasil e da Bahia pelo mundo. Já estão previstas sete etapas do Circuito Mundial de Bodyboard, além dos Circuitos brasileiro e baiano de bodyboard.