Um relatório divulgado nesta quinta-feira (24) pela Amadeus, em parceria com a ONU Turismo, revela que o Brasil continua sendo o destino mais procurado por viajantes na América do Sul. O estudo, chamado Amadeus Navigator360™, analisou as tendências de viagens entre setembro e dezembro de 2024 e mostra um cenário de crescimento significativo no interesse por destinos da região, apesar dos desafios econômicos e geopolíticos globais.
A América do Norte lidera como a região mais popular, registrando um aumento de 13% no interesse de turistas em comparação ao ano anterior. Já a América Central apresentou um crescimento semelhante, com 12%, enquanto o México se destacou com uma alta de 19% nas buscas por destinos de praia.
Na América do Sul, o Brasil se manteve no topo da lista como o principal destino, sendo Florianópolis a cidade que mais atraiu interesse de turistas. Outros países que registraram um aumento significativo no número de viajantes foram o Chile (29%), Colômbia (27%) e Peru (24%).
O relatório também apontou o ressurgimento dos turistas chineses, em grande parte impulsionado pela retomada da conectividade aérea e a redução das restrições de viagem.
Francisco Perez-Lozao Rüter, presidente de Hospitalidade da Amadeus, destacou o papel estratégico dos dados para ajudar destinos a se promoverem de maneira eficaz. “Ter transparência sobre os destinos que as pessoas estão procurando dá aos destinos o poder de lançar campanhas para capitalizar esse interesse”, afirmou, em entrevista ao PANROTAS.
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, reforçou a importância dessas informações para desenvolver estratégias de turismo mais sólidas e direcionadas.
Além do Brasil, outros destinos da América Latina, como Costa Rica e Panamá, também continuam atraindo grande número de visitantes, consolidando a região como um polo de interesse global para o turismo.