Um comandante, um piloto, uma médica, um mecânico e um enfermeiro da empresa de táxi aéreo Abaeté Aviação, de Salvador, morreram, na noite de quarta-feira (23), após o avião em que eles estavam cair em São Paulo. Os cinco funcionários decolaram do Aeroporto Internacional de Florianópolis com destino a Salvador, onde moravam.
O comandante Jefferson Rodrigues Ferreira, de 36 anos e natural de Guanambi, e a médica Sylvia Rausch Barreto, de 31 e nascida em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, estão entre as cinco vítimas. Ele atuava como piloto há 13 anos e tinha mais de 5 mil horas de voo. Era casado e não tinha filhos. Já Sylvia, apesar de mineira, fez o ensino médio em Salvador, no Colégio Gregor Mendel, e se formou em medicina na Faculdade Unime. Era também sócia de uma loja de manutenção de MacBooks, iMacs e iPhones.
De acordo com informações da TV Bahia, o copiloto Dulcival da Conceição Santos, o enfermeiro Erisson Silva da Conceição Cerqueira e o mecânico Joseilton Borges eram as outras três pessoas presentes na aeronave.
Segundo a Abaeté em conversa com o g1, as vítimas saíram da capital baiana para atender uma demanda de transporte aeromédico em Santa Catarina e retornavam desta viagem. As causas do acidente não foram confirmadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na hora do acidente, chovia. Ao longo da tarde, choveu pelo menos 40 milímetros em 6 horas, na cidade de Santa Branca, onde ocorreu a queda. “Infelizmente, não houve nenhuma pessoa com vida. Nós identificamos alguns corpos e isolamos o local. De noite, era inviável fazer qualquer tipo de trabalho, então o local foi isolado”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Major Paulo Reis.
De acordo com a Abaeté, a queda do avião modelo Xingu E121, prefixo PTMBU, ocorreu às 18h39, mas os bombeiros só conseguiram chegar no local, que é de difícil acesso, por volta das 23h30.
A Abaeté é a empresa aérea há mais tempo em operação em território nacional. Com sede em Salvador, a empresa é líder no Nordeste, oferecendo serviço aéreo a localidades não atendidas pela aviação comercial. Desde o final de 2021, a empresa faz o transporte regular de passageiros para dois grandes destinos turísticos da Bahia, a Península de Maraú e Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé. Desde novembro de 2023, a Abaeté opera linha aérea para Boipeba, também parte do arquipélago de Tinharé.