O ator baiano João Guisande é um dos integrantes do elenco de um novo espetáculo internacional que tem estreia prevista para final de novembro, no teatro Antunes Filho, em São Paulo. Trata-se de “Saudade na Miragem”, espetáculo inédito, inspirado na Guerra de Canudos. O projeto é do diretor japonês Hiroshi Koike e reúne em seu elenco artistas do Brasil e do Japão.
“Começamos a trabalhar na semana passada e tenho a sensação que já estamos há um mês em sala de ensaio. O processo com Hiroshi tem sido muito interessante, intenso e exaustivo” , conta João sobre o processo criativo, iniciado em outubro, depois da aprovação em uma audição realizada ainda em julho. “Me sinto entusiasmado por poder trocar com criadores do Japão e também com novos colegas que conheci recentemente”, detalha.
Um dos únicos representantes da Bahia no elenco do espetáculo, João comemora a possibilidade de contar uma história tão marcante para o Brasil e, especialmente, para seu estado: “Como ator nordestino, não posso deixar de destacar a importância da temática da peça. A Guerra de Canudos. Sempre é tempo de mergulharmos no passado, refazer caminhos para encontrar o desconhecido. No nosso caso, o mergulho tem sido com teatro, dança, cinema e muito suor”, diz. Além de João, a atriz baiana Jéssica Barbosa também faz parte do elenco.
“Saudade na Miragem” integra o projeto de criação e colaboração em artes cênicas Firebird, que tem o objetivo de reunir artistas de diferentes origens da Ásia, Europa e América do Sul. A primeira etapa foi lançada em 2022, na Polônia, e trouxe à cena uma versão do romance “Kosmos” , de Witold Gombrowicz. Em 2023, a segunda etapa se inspirou no clássico grego “A Odisseia” de Homero, com artistas na Malásia. Agora, em 2024, o projeto chega ao Brasil em sua terceira etapa com o apoio da Fundação Japão em São Paulo e realização do Sesc São Paulo. Os ensaios estão acontecendo no histórico prédio do Centro de Pesquisa Teatral, na capital paulista.