Marina Lima só foi avisada do suicídio assistido de Antonio Cicero na véspera: ‘Ficou arrasada’

Marina Lima só foi avisada do suicídio assistido de Antonio Cicero na véspera: ‘Ficou arrasada’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do CORREIO

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 23/10/2024 às 23:18 / Leia em 6 minutos

Alerta: a reportagem abaixo trata de suicídio. Se você está passando por problemas, veja ao final do texto onde buscar ajuda

 

Somente o viúvo do poeta carioca Antonio Cicero, de 79 anos, sabia do suicídio assistido na Suíça. Segundo o figurinista Marcelo Pies, com quem Antonio estava desde 1984, nenhum amigo ou parente foi avisado da decisão. A irmã do artista, a cantora e compositora Marina Lima, foi avisada na véspera.

“Ninguém foi consultado. Antonio não queria. Ele só avisou ontem [na terça-feira, dia 22] a irmã Marina, que ficou arrasada, mas entendeu e aceitou sua posição”, disse Marcelo ao Globo. O viúvo deve retornar da Suíça, nesta quinta-feira (24) com as cinzas do marido.

Antônio Cicero foi diagnosticado com Alzheimer, em junho de 2023. Segundo o Globo, ele se tornou sócio da fundação Dignitas, instituição em Zurique, na Suíça, que recebe estrangeiros para realizar o suicídio assistido. No Brasil, a prática é proibida e considerada crime.

Segundo o companheiro, Antonio não queria ter a vida afetada pelos sintomas da doença sem cura. “Ele tinha urgência, pois temia que a doença piorasse e perdesse de repente a plena consciência, o que impediria todos os planos. Cicero era muito racional”, diz.

O suicídio assistido seria realizado em agosto deste ano, mas por conta do trabalho de Marcelo como figurinista na série inédita “Praia dos ossos”, Antonio Cicero aceitou adiar a data para 23 de outubro. “Ele sempre, sempre defendeu a liberdade de se cometer eutanásia e suicídio assistido. Nisso, ele foi de uma coerência admirável. Por isso, não reagi com tanta surpresa [a esta decisão]” afirma Marcelo.

“Com toda a certeza, foi uma morte digna. Ele morreu em paz, segurando a minha mão, muito tranquilo e sem nenhuma ansiedade. Depois do medicamento, ele dormiu e, em meia hora ou um pouco mais, morreu. O futuro para quem tem Alzheimer é sabido. Ainda não há cura nem tratamento eficaz. Respeitei a decisão dele e o apoiei. Admiro imensamente a coragem e a determinação. Ele sempre apoiou todas as formas de liberdade, e essa foi mais uma”, completou.

Saiba quem foi Antonio Cicero, poeta e escritor que morreu nesta quarta (23) 

Conhecido por seu trabalho na filosofia, poesia e na Música Popular Brasileira (MPB), o escritor Antonio Cicero marcou a cultura brasileira ao ponto de ser eternizado com uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Cicero morreu nesta quarta-feira (23) aos 79 anos. Ele estava na Suíça e teve morte assistida.

O escritor nasceu em 6 de outubro de 1945, no Rio de Janeiro. Antonio Cicero foi compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor brasileiro. As informações são as disponibilizadas pela Academia Brasileira de Letras.

Carreira acadêmica 

Cicero começou a estudar filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) do Rio de Janeiro e, depois, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1969, por conta da Ditadura Militar, ele foi à Inglaterra para concluir o curso de filosofia na Universidade de Londres.

Em 1976, o acadêmico então foi para os Estados Unidos para realizar pós-graduação na Universidade de Georgetown.

Antonio Cicero chegou a lecionar Filosofia e Lógica em universidades do Rio de Janeiro ao longo de sua carreira.

Apesar de ter escrito poesia desde jovem, o trabalho de Antonio Cicero só ficou popular por conta da irmã dele: a cantora Marina Lima.

Após ela musicar um dos poemas do irmã, Antonio Cicero passou a escrever mais poemas e melodias para a própria irmã e outros cantores.

Junto com Marina Lima, o escrito foi responsável pelos sucessos “Fullgás“, “Pra Começar” e “À Francesa“.

Cicero também fez parcerias com nomes como João BoscoOrlando MoraisAdriana Calcanhotto e Lulu Santos. Entre seus sucessos, está “O Último Romântico”, de Lulu, que foi lançado em 1984.

Posse na Academia Brasileira de Letras e obras publicadas

Em 10 de agosto de 2017, ele foi eleito para a cadeira de número 27 da Academia Brasileira de Letras, substituindo Eduardo Portella. Ele tomou posse em 16 de março de 2018.

Ao longo de sua carreira, Cicero publicou quatro livros de poesia:

  • “Guardar” (Editora Record, 1996);
  • “A cidade e os livros” (Editora Record, 2002);
  • “Livros de sombras: pintura, cinema e poesia” (2010);
  • e “Porventura” (Editora Record, 2012).

Seus poemas chegaram a configurar diferentes coletâneas, como “Os cem melhores poemas brasileiros do século XX” (Objetiva, 2001).

Já na área da filosofia, ele publicou três ensaios:

  • “O mundo desde o fim” (Francisco Alves, 1995);
  • “Finalidades sem fim” (Companhia das Letras, 2005);
  • e “Poesia e filosofia” (Civilização Brasileira, 2012).

 

Onde buscar ajuda?

Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, veja abaixo onde encontrar ajuda:

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Se estiver precisando de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.

Canal Pode Falar

Iniciativa criada pelo Unicef para oferecer escuta para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O contato com o Canal Pode Falar pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

SUS

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para o atendimento de pacientes com transtornos mentais. Há unidades específicas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, são 33 Caps Infantojuventis e é possível buscar os endereços das unidades nesta página.

Mapa da Saúde Mental

O site Mapa da Saúde Mental traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e online. Disponibiliza ainda materiais de orientação sobre transtornos mentais.

 

Leia mais notícias no CORREIO.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia