Salvador reduz número de ocorrências em praias com ações preventivas da Salvamar

Salvador reduz número de ocorrências em praias com ações preventivas da Salvamar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto

Publicado em 21/10/2024 às 16:10 / Leia em 2 minutos

Salvador registrou uma queda considerável no número de ocorrências de salvamento marítimo em 2024, em comparação com o ano anterior, graças às ações preventivas promovidas pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). De acordo com os dados fornecidos pela instituição, foram registradas 543 ocorrências de janeiro a outubro deste ano, enquanto no mesmo período de 2023 o número foi de 1.049.

A redução das ocorrências é atribuída às medidas de prevenção implementadas pela Salvamar, incluindo campanhas de conscientização e alertas veiculados pela Prefeitura. O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, ressaltou a importância da prevenção como um dos principais fatores para a diminuição dos incidentes.

 “Acreditamos que o fortalecimento do primeiro elo da cadeia do afogamento, que é a prevenção, é fundamental para reduzir o número de ocorrências na nossa cidade. O trabalho de divulgação nos diversos meios de comunicação da Prefeitura alertando sobre os perigos do mar e orientando sobre os cuidados necessários tem sido crucial para essa redução”, afirmou Kailani.

 “Isso é muito importante para que, a cada dia, possamos continuar diminuindo as ocorrências e tornando nossas praias mais seguras”, completou o coordenador da Salvamar.

Balanço – Além da diminuição no número total de ocorrências, a Salvamar também registrou dados importantes em relação à prevenção ativa e passiva, com 68.719 intervenções preventivas até outubro de 2024, em comparação a 116.857 no ano anterior.

A distribuição de 4.831 pulseiras de identificação para crianças nas praias também contribuiu para aumentar a segurança dos banhistas, auxiliando no retorno de 53 crianças perdidas aos seus responsáveis.

Outras ações da Salvamar em 2024 incluíram 125 atendimentos de emergência nas praias e vias públicas, 123 intervenções com animais marinhos, e a realização de 93 palestras e eventos educativos.

Houve também um registro de 92 casos de queimaduras por caravela, e um total de sete afogamentos fatais dentro da área de atuação da Salvamar, com apenas dois ocorridos fora do trecho monitorado.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe