A queda que ocasionou um corte na nuca do presidente Lula ocorreu no banheiro do Palácio do Alvorada. Ele estava sentado em um banco que escorregou, caiu e bateu a cabeça, segundo relatos obtidos pelo jornal O Globo.
Após o acidente no sábado, o presidente foi levado para a unidade do Hospital Sírio Libanês em Brasília, onde foi atendido e levou pontos. Ele foi liberado no mesmo dia.
No momento do acidente, Lula estava no Alvorada apenas com a primeira-dama Janja da Silva. Eles se preparavam para viajar para Rússia, neste domingo (20), onde o presidente participaria da Cúpula dos Brics.
Neste domingo, retornou ao local para uma nova avaliação médica, onde os médicos chegaram a conclusão de que ele deveria evitar viagens longas. “Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio”, diz o boletim do Sírio-Libanês.
Na Rússia, Lula participaria da Cúpula do Brics. “O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, informou a Presidência da República.