Fernanda Montenegro completa 95 anos e é homenageada na Globo: ‘Nossas biografias são muito bonitas porque são de resistência’

Fernanda Montenegro completa 95 anos e é homenageada na Globo: ‘Nossas biografias são muito bonitas porque são de resistência’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação/ TV Globo

Publicado em 18/10/2024 às 00:20 / Leia em 2 minutos

Uma das artistas mais celebradas do país, Fernanda Montenegro acumula várias paixões: pela arte, família e por seu eterno companheiro, o também ator Fernando Torres, falecido em 2008. Todos esses temas foram revisitados no novo episódio de ‘Tributo’, exibido nesta quinta-feira (17), após Mania de Você.

“Fazemos parte da história cultural da televisão brasileira. Eu comecei em dezembro de 1950 na TV Tupi. Havia um grande elenco, todos muito jovens, e hoje estamos aí à beira dos 100. As nossas biografias são muito bonitas, porque são biografias de resistência”, celebrou a atriz.

Embora tenha sido pioneira da tevê, Fernanda não escondeu a sua identificação com o palco. Ou, como definiu a filha, Fernanda Torres, uma “devoção pelo teatro”: “Ela trabalha mais do que nós todos: é chamada para filme, novela, peça, debate e comerciais. É requisitadíssima. E dá conta. Talvez seja o preço de viver muito, lucidamente”.

22fNTyQ.md.jpg

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres

‘Tributo’ repassou acontecimentos importantes como a fundação da Companhia Teatro dos Sete – da qual também faziam parte Fernando Torres, Sergio Britto e Ítalo Rossi, além do diretor Gianni Ratto – em 1959; e sua atuação como Dora em ‘Central do Brasil’ (1998), de Walter Salles, que lhe rendeu a indicação para o Oscar de melhor atriz no ano seguinte. Em seu depoimento, ela ponderou que a derrota [para Gwyneth Paltrow, por ‘Shakespeare Apaixonado’] não se tornou um trauma. Pelo contrário.

“Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já bota você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não ia levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes”, brincou.

‘Tributo’ é uma série original Globoplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia