Crianças em tratamento oncológico passeiam, brincam e ouvem histórias em vagão exclusivo no metrô de Salvador

Crianças em tratamento oncológico passeiam, brincam e ouvem histórias em vagão exclusivo no metrô de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do CORREIO

Marina Silva/CORREIO

Publicado em 18/10/2024 às 13:22 / Leia em 3 minutos

Mães e crianças em tratamento oncológico saíram da rotina com um passeio pela cidade de Salvador na manhã desta quinta-feira (17). Isto porque o Hospital Martagão Gesteira enviou 14 pequenos para embarcarem na Estação Campo da Pólvora com destino à Águas Claras. Durante a volta pela cidade, os pacientes participaram de brincadeiras e contação de história, além de assistirem a uma encenação teatral e ganharem pintura facial, esculturas de balões e outros brindes.

As crianças passearam em um vagão exclusivo para a iniciativa, sendo a primeira experiência no sistema metroviário para muitas delas. Operadora de Telemarketing, Aline Morais aproveitou o passeio para celebrar um momento especial: sua filha, Júlia Alessandra, recebeu a notícia de cura do câncer após 13 anos de tratamento e estava na semana de alta hospitalar.

22MPkx4.md.jpg

Crianças em tratamento oncológico passeiam, brincam e ouvem histórias em vagão exclusivo no metrô de Salvador

“É gratificante. Estou agradecendo a Deus e a toda equipe do Martagão que sempre cuidou dela com muito carinho […] Acho uma maravilha ações como esta. Estar num ambiente diferente, interagindo com outras crianças, traz leveza para a vida e renova forças para as lutas. É uma alegria ver a minha filha e todas essas crianças felizes assim”, afirmou.

Coordenadora do voluntariado do Martagão, Lívia Viana explicou que o passeio é importante para a sociabilidade das crianças. Segundo ela, os pequenos passam muito tempo na instituição e vivem, muitas vezes, em isolamento.

“A gente entende que além desse objetivo de humanização, também há um objetivo pedagógico. Precisamos ensinar para as crianças cada vez mais como utilizar esses meios de transporte e o quanto que isso é importante para o nosso planeta e para a nossa vida social”, ressaltou.

Ela acrescentou que o clima leve e divertido foi uma quebra do estigma do câncer para os pequenos, que contagiaram os presentes no local.  “Existe sempre aquele estigma de que a criança que teve um diagnóstico oncológico vai ter um prognóstico ruim de vida. Ver as crianças produzindo, em atividade, traz para todos nós uma mensagem de que a vida está aí para ser melhor vivida. A criança traz isso muito vivo, muito proeminente na relação com a existência”, declarou.

A ação foi realizada juntamente a CCR Metrô Bahia, em comemoração ao mês da criança, através do programa de visitas Bora de Metrô.

Leia mais notícias no CORREIO.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe