Durante passagem por Salvador nesta quinta-feira (17), o presidente Lula (PT) almoçou no Parque de Exposições em um buffet preparado pelo chef Vini Figueira, que recentemente inaugurou o restaurante Genaro no Wish Hotel da Bahia.
No menu, o pedido da comitiva presidencial foi a inclusão de pratos típicos feitos a partir de ingredientes produzidos na agricultura familiar. Entre as opções servidas estavam ensopado de camarão, moqueca e rabada – este último o que Lula mais gostou.
“O presidente é sempre muito simples no que pede. Ele sempre pede um foco na regionalidade”, conta Vini Figueira em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Acostumado a produzir buffets para autoridades, Vini cozinhou pela terceira vez para um presidente. Antes, Michel Temer e Jair Bolsonaro provaram das suas delícias.
Sobre cozinhar para a maior autoridade do país, Vini conta que a maior diferença é a segurança.
“São muitos protocolos a serem seguidos. Primeiro a equipe de segurança do presidente vistoria toda a cozinha, depois todos que vão preparar os pratos são checados, com análise de ficha criminal. Todos acabam sendo vistoriados o tempo todo para garantir a segurança”, revela Vini.
O empresário, além do Genaro, possui restaurantes e um buffet no Rio Vermelho.
Além de Lula e sua comitiva, 10 mil jovens participaram do almoço no Parque de Exposições como parte do evento de lançamento do programa ‘Pé de Meia’, que dará uma quantia em dinheiro para os estudantes de baixa renda que concluírem o ensino médio.