Ranking elege melhores países do mundo para se aposentar; veja a posição do Brasil

Ranking elege melhores países do mundo para se aposentar; veja a posição do Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Unsplash

Publicado em 16/10/2024 às 17:40 / Leia em 3 minutos

A Holanda manteve o título de país com o melhor sistema de pensões e aposentadorias do mundo, segundo o Global Pension Index 2024, divulgado pela consultoria Mercer. O levantamento, que analisa a sustentabilidade de 48 sistemas previdenciários, concedeu a apenas quatro países a cobiçada “nota A”: além da Holanda, Islândia, Dinamarca e Israel conquistaram o conceito máximo.

E o Brasil?

O Brasil ocupa a 33ª posição no ranking, recebendo uma nota C em uma escala que vai de A a E. O desempenho do país foi particularmente fraco no critério de sustentabilidade, onde apareceu na 44ª posição. Este critério avalia se o sistema previdenciário tem condições de se manter viável no futuro, levando em conta fatores como demografia e a cobertura oferecida.

No entanto, em termos de adequação — que mede o valor dos benefícios pagos aos aposentados e a forma de cálculo desses ganhos —, o Brasil se saiu melhor, alcançando o 20º lugar. Já a integridade do sistema, que considera a governança e a regulação, colocou o país na 39ª posição.

Veja o ranking:

  1. Holanda
  2. Islândia
  3. Dinamarca
  4. Israel
  5. Cingapura
  6. Austrália
  7. Finlândia
  8. Noruega
  9. Chile
  10. Suécia
  11. Reino Unido
  12. Suíça
  13. Uruguai
  14. Nova Zelândia
  15. Bélgica
  16. México
  17. Canadá
  18. Irlanda
  19. França
  20. Alemanha
  21. Croácia
  22. Portugal
  23. Emirados Árabes Unidos
  24. Casaquistão
  25. Hong Kong
  26. Espanha
  27. Colômbia
  28. Arábia Saudita
  29. Estados Unidos
  30. Polônia
  31. China
  32. Malásia
  33. Brasil
  34. Botsuana
  35. Itália
  36. Japão
  37. Peru
  38. Vietnã
  39. Taiwan
  40. Áustria
  41. Coreia do Sul
  42. Indonésia
  43. Tailândia
  44. África do Sul
  45. Turquia
  46. Filipinas
  47. Argentina
  48. Índia

Desafios globais

O relatório destaca que, mesmo entre os países no topo do ranking, como Holanda e Islândia, os desafios demográficos são uma preocupação crescente.

“Estamos vivendo mais e tendo menos filhos, o que pressiona os sistemas previdenciários em todo o mundo”, afirmou David Knox, sócio sênior da Mercer e autor do estudo, em entrevista à Bloomberg.

O aumento da expectativa de vida, a queda nas taxas de natalidade, as altas taxas de juros e o aumento dos custos com cuidados a idosos têm elevado a pressão sobre os orçamentos governamentais, segundo o relatório. Esses fatores contribuíram para uma queda generalizada nas pontuações do índice em 2024.

Sustentabilidade em risco

O cenário global descrito pelo estudo acende um alerta: a sustentabilidade dos sistemas de aposentadoria está cada vez mais desafiada. A combinação de populações envelhecendo rapidamente e menos contribuintes ativos reforça a necessidade de reformas estruturais nos modelos previdenciários.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe