Preparando-se para o seu quarto São Paulo Fashion Week, o Ateliê Mão de Mãe, marca baiana que valoriza o crochê artesanal, levará as histórias das Yamins, divindades africanas, para a passarela. Em entrevista ao Alô Alô Bahia, o diretor criativo Patrick Fortuna revelou detalhes dos bastidores do desfile, que acontece nesta sexta-feira, 18.
“A gente está com muita expectativa e ajustando todos os últimos detalhes. Tem peça ficando pronta em Salvador, peça ficando pronta aqui em São Paulo, peça sendo feita ainda, cortina sendo elaborada, enfim, aqueles últimos ajustes para entregar um show e um espetáculo lindo” disse Patrick, que divide a direção criativa da marca com Vinicius Santana.
Com curadoria de Nadia Taquary, artista plástica baiana de Ilhéus, a nova coleção do Ateliê Mão de Mãe, além de buscar referências nas yamins, divindades africanas muito conhecidas pelos adeptos do candomblé no Brasil, aborda a força feminina. Nas paletas, predominam tons de vermelho e branco, simbolizando o período menstrual e a fertilidade da mulher.
“Essa coleção traz toda a força ancestral das grandes deusas e guardiões do tempo, as yamins, que é um tema extremamente complexo de se falar, principalmente porque elas eram tidas como bruxas. Então a gente aborda isso de uma forma em diáspora africana, trazendo mitos e contos e toda a simbologia que essas mulheres trazem e, obviamente, fazendo muita alusão com a nossa cadeia produtiva, que é composta por 90% de mulheres, artesãs, mamães e yamins. Então, a gente quis homenagear essas mulheres”, afirma o criativo.
O desfile também terá como novidade os acessórios assinados pelo artesão Carlos Penna, que a marca aposta como a composição perfeita para as novas peças. “Conseguimos traduzir um pouco das obras da Nadia para esses acessórios e eu tenho certeza que vai ficar incrível, que vai impactar o público”, disse Patrick.
Ver essa foto no Instagram