Salvador deu mais um passo em direção à sustentabilidade com a realização do workshop colaborativo Projeto Praia Circular – Orla Pituaçu, nesta terça-feira (15), no Sebrae, Costa Azul. A iniciativa tem como objetivo consolidar a cidade como referência em economia circular e turismo sustentável.
O evento contou com a participação de especialistas que debateram o estudo desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (INTUS) em parceria com a Prefeitura de Salvador.
Com foco na revitalização da orla entre Boca do Rio e Piatã, o projeto é coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade de Copenhague, com o apoio do cluster dinamarquês de inovação CLEAN e do Sebrae Bahia. Segundo o secretário de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar de Salvador, Ivan Euler, a revitalização da orla, aliada ao projeto Praia Circular, vai transformar a cidade em um modelo de inovação e sustentabilidade.
“Temos uma orla nova, então é diferente do Rio de Janeiro, que já tinha diversos vícios. Aqui, a gente está iniciando uma nova área belíssima, um equipamento inteligente que vai nos ajudar muito a trazer a sustentabilidade e a economia circular”, ressaltou.
Durante o workshop, Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia, destacou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado, enfatizando o papel fundamental das micro e pequenas empresas na nova orla. “Vamos desenhar um novo cenário para a praia de Salvador, através do empreendedorismo e da sustentabilidade. Nossas praias são convidativas e vamos mostrar ao turista o que é acolhimento”, disse Khoury.
O evento também contou com uma apresentação da professora Berit Charlotte, da Universidade de Copenhague, que trouxe exemplos globais de práticas sustentáveis aplicadas em praias. “A economia circular é o caminho para alinhar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”, destacou Lucas de Moura, gerente de projetos do INTUS.
Além disso, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, ressaltou a importância do fomento ao empreendedorismo nas áreas de praia, com atenção especial aos ambulantes e pequenos empreendedores. “Desenvolvemos programas específicos para atender desde o ambulante até o pequeno empreendedor, sempre com a sensibilidade necessária para esse ator tão importante do processo econômico da cidade”, afirmou.
Ao longo do evento, foram discutidas práticas sustentáveis como reciclagem, compostagem e o uso de energias renováveis. A conclusão do workshop resultou na criação de um guia prático que servirá como base para a implementação de ações sustentáveis em Pituaçu e outras regiões de Salvador.