Exposição sobre a Revolta dos Malês, ministros do G20, festivais e mais: confira a programação para o Novembro Negro em Salvador

Exposição sobre a Revolta dos Malês, ministros do G20, festivais e mais: confira a programação para o Novembro Negro em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno / Alô Alô Bahia

Mateus L8 (Afropunk)

Publicado em 15/10/2024 às 17:18 / Leia em 3 minutos

Exposições, desfile de moda, festivais de música, encontro de ministros da Cultura do G2O, cinema e empreendedorismo marcarão o Novembro Salvador Capital Afro este ano, programação idealizada pela Prefeitura de Salvador que tem o objetivo de fortalecer o turismo da cidade durante o período. Apurado com exclusividade pelo Alô Alô Bahia, baianos turistas terão atividades do primeiro ao último dia do mês dedicado à luta antirracista, em diversos bairros.

A programação completa ainda deve ser divulgada nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Dentre os destaques está a exposição Ecos Malês. Com curadoria de João Victor Guimarães e co-curadoria de Mirella Ferreira, a mostra sobre a maior revolta abolicionista do século XIX, protagonizada, em sua maioria, por negros escravizados, ficará instalada na Casa das Histórias de Salvador, equipamento cultural inaugurado em janeiro deste ano, se tornando o primeiro Centro de Interpretação do Patrimônio da cidade.

A Casa das Histórias de Salvador receberá a exposição Ecos Malês (Foto: Divulgação)

A capital baiana também sediará o GT de Cultura do G20 entre os dias 4 e 8 de novembro. A reunião de ministros da Cultura de países como Índia, Estados Unidos, China, Argentina, Japão e Alemanha – incluindo a do Brasil, a cantora Margareth Menezes – deve apresentar uma declaração com pontos urgentes para a área cultural. O documento pode levar importantes decisões para a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 do mesmo mês.

O calendário do Novembro Negro em Salvador será aberto pelo Afro Fashion Day, considerado o maior evento de moda negra do país. O projeto, realizado pelo Jornal Correio, promete realizar uma edição histórica em celebração a uma década de existência, no dia 1º de novembro, na Praça 2 de Julho – conhecida popularmente como Praça Campo Grande. O local está sendo preparado para receber uma programação a partir das 11h com oficinas de música e moda, feira e exposição, além do desfile – previsto para 19h.

Considerado o maior evento de moda negra do país, o Afro Fashion Day irá abrir o Novembro Negro em Salvador (Foto: Lucas Assis)

Cinema, festivais, afroempreendedorismo e mais

O Alô Alô Bahia também apurou que Salvador receberá, pelo segundo ano, o Festival Internacional do Audiovisual Negro Brasileiro (Fianb). A programação deve acontecer em diversos pontos da cidade, com exibições de filmes e cursos. A terceira edição do Festival Salvador Capital Afro também será realizada este ano, com discussões voltadas para o afroempreendedorismo e economia criativa.

Terceira edição do Festival Salvador Capital Afro também está confirmada (Foto: Produtora Alforria)

A programação conta ainda com um programa do YouTube voltado para a capacitação de creators e a quarta edição do AFROPUNK, nos dias 9 e 10, com nomes como o de Erykah Badu, Jorge Aragão, Leo Santana, Ilê Aiyê, Virgínia Rodrigues, entre outros.

Um dos festivais mais aguardados da agenda nacional, o AFROPUNK Brasil se prepara para a quarta edição em Salvador (Foto: Camila Oliveira).

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe