O BTG Pactual anunciou a compra de 18 imóveis pertencentes à Accor Invest Brasil, consolidando-se como a gestora do maior portfólio hoteleiro do país. A transação, avaliada em R$ 1,7 bilhão, inclui hotéis icônicos como o Fairmont Rio e o Sofitel Ipanema, além de empreendimentos como o Ibis e o Pullman, totalizando 2,6 mil quartos.
Com a operação o BTG, que tem seus sócios André Esteves e Guilherme Paes, irmão de Eduardo Paes, se torna o maior proprietário de hotéis do Brasil. As informações são do jornal Valor Econômico.
A operação foi realizada por meio de fundos geridos pelo BTG, como o FIP Development Fund Warehouse Multiestratégia Investimento no Exterior. Os ativos serão distribuídos entre portfólios hoteleiros administrados pelo banco, incluindo os fundos listados Hotel Maxinvest (HTMX11) e BTG Pactual Hotéis (BTHI11), o que amplia o portfólio da instituição para quase 5 mil quartos em 54 hotéis.
No Rio de Janeiro, o Sofitel Ipanema, atualmente em reforma, deverá ser reinaugurado até 2026. O pacote de imóveis na capital carioca inclui ainda o Santa Teresa MGallery by Sofitel e o Mama Shelter, ambos no charmoso bairro de Santa Teresa. Em São Paulo, o portfólio foca no turismo corporativo, com hotéis como o Pullman Guarulhos, Pullman Vila Olímpia, Novotel Morumbi, além de bandeiras como Novotel, Ibis e Mercure.
Apesar da compra, a operação dos hotéis continuará sob a gestão da Accor, alinhada à estratégia da rede francesa de concentrar seu portfólio imobiliário na Europa. Segundo a Hotéis Rio, a taxa de ocupação dos hotéis voltados ao turismo corporativo em São Paulo está em torno de 65%, enquanto no Rio a ocupação média em 2023 foi de 71,11%.