Considerado uma das principais lideranças indígenas do Brasil, o ambientalista, filósofo e escritor Ailton Krenak comandará a conferência de abertura da 10ª Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. A palestra será realizada no próximo dia 21 de outubro, às 15h, no auditório da Biblioteca Central do Campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Com histórico de ativismo no movimento socioambiental e na defesa dos direitos dos povos indígenas desde a juventude, Krenak ganhou projeção nacional ao discursar durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Em 2023, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, tornando-se o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na academia.
Em suas reflexões, o ativista defende a necessidade de reconhecer a importância das descobertas ancestrais nas inovações modernas e destaca que o moderno deve ser visto como uma extensão e evolução da ancestralidade, e não como uma ruptura com o passado. Autor do livro “Futuro Ancestral”, o imortal celebra a sabedoria dos povos indígenas e mostra que a verdadeira inovação é um processo contínuo de aprendizado e adaptação, que respeita e integra as tradições e conhecimentos passados.