A dançarina e influenciadora digital Lorena Improta relatou, em uma rede social, que antecipou o retorno ao Brasil para a noite de terça-feira (8), por causa da chegada do furacão Milton aos Estados Unidos.
Ela estava em Miami, na Flórida, junto com o esposo, o cantor Léo Santana, a pequena Liz, filha do casal, e uma babá.
“A gente estava programado para voltar amanhã de manhã para Salvador, mas como vocês já sabem está chegando o furacão Milton muito forte aqui na Flórida, conseguimos antecipar nosso voo para hoje à noite”, disse aliviada.
“Conseguimos antecipar o nosso voo de volta para casa 🙏🏻”, escreveu na legenda da publicação.
Nesta quarta-feira (9), o casal já está na capital baiana. Leo postou foto indo treinar em uma academia e Lore revelou que aproveitou o dia para fazer algumas filmagens profissionais. “Eu sou uma pessoa muito workaholic”, disse na publicação no Instagram. “Vou gravar a quarta inteira. Não consigo”.
Furacão Milton deve chegar mais cedo à Flórida devido a mudança de rota
A previsão de chegada do furacão Milton na Flórida foi antecipada devido a uma mudança de rota para o sul.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a tempestade pode chegar à costa às 23h, no horário local, desta quarta-feira (9) — 00h de quinta-feira (10), no horário de Brasília — ou nas próximas 12 horas, em algum lugar perto ou ao sul de Sarasota.
Além disso, o ponto de chegada do furacão mudou para o sul em 16 km desde a manhã desta quarta-feira (9) e 25 km para o sul desde terça-feira (8) de manhã.
Isso também significa que a tempestade deve percorrer menos o Golfo do México antes de chegar à terra, o que ajuda a explicar a antecipação da previsão.
Com isso, não há muito tempo para que o furacão Milton enfraqueça. Com apenas 12 horas restantes sobre a água, ele provavelmente ainda chegará à terra como um grande furacão nesta noite, com força de categoria 3 ou 4.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.