Eis aqui um verdadeiro tesouro encontrado! Foi descoberto um poema inteiramente inédito do baiano Jorge Amado, datado de 1942, quando o escritor estava exilado na Argentina e no Uruguai para escapar da repressão do Estado Novo de Getúlio Vargas. Intitulado “ABC de Sebastopol“, a obra será leiloada nesta sexta-feira (11) em Montevidéu. O leilão será realizado pela Museo Juan Zorrilla, da capital uruguaia, em colaboração com a Hilario, de Buenos Aires. A autenticidade da obra foi verificada pela Fundação Casa de Jorge Amado, com sede no Pelourinho.
O catálogo do leilão descreve que os versos foram inspirados pelas experiências vividas pelo autor em Sebastopol, na Crimeia, então parte da URSS, durante a Segunda Guerra Mundial. O texto dá um gostinho de como Jorge Amado, fiel ao seu estilo, captura as características sociais da Rússia daquela época. O poema vem acompanhado de uma fotografia do autor de “Tenda dos Milagres” e “Jubiabá”, com uma dedicatória no verso: “Para Rosa não acreditar que só faço brutalidades, esse retrato muito melhorado do Feio”.
O leilão terá início às 15h, disponível tanto presencialmente quanto online, por meio das plataformas Invaluable e Drouot. Os lances começam em US$ 1,8 mil. Roberto Vega, da Hilario, comentou ao jornal O Globo que o poema permanecerá secreto até que o comprador decida divulgá-lo. “Não queremos acabar com a magia que envolve toda obra inédita”, afirmou.
Em Montevidéu, Amado se hospedou em um hotel na Cidade Velha sob o pseudônimo de Dante, em homenagem ao poeta italiano Dante Alighieri.