Pai de Henry, Leniel Borel recebe mais de 34 mil votos e é eleito vereador no RJ

Pai de Henry, Leniel Borel recebe mais de 34 mil votos e é eleito vereador no RJ

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Lucas Tavares

Publicado em 07/10/2024 às 20:32 / Leia em 2 minutos

Leniel Borel (PP) foi eleito vereador do Rio de Janeiro com 34.359 votos, o oitavo mais votado da cidade. A vitória, segundo ele, é uma homenagem ao filho Henry Borel, de 4 anos, que foi assassinado em março de 2021.

“A dor da perda me deu um novo propósito: proteger crianças e adolescentes”, afirmou Leniel em suas redes sociais. “A luta por justiça não pode parar. Eu vou honrar o voto de vocês, que me ajudaram a honrar o Henry Borel.”

A morte de Henry chocou o país e mobilizou a sociedade para a aprovação da Lei Henry Borel (nº 14.344/2022), que aumentou as penas para crimes contra crianças e adolescentes e tornou hediondo o homicídio contra menores de 14 anos.

O Caso

Henry Borel tinha 4 anos quando foi assassinado em março de 2021, no Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, a morte do menino foi provocada pelas agressões físicas do padrasto, o ex-vereador Jairo Souza Santos (Jairinho), e pela omissão da mãe, Monique Medeiros. O laudo médico realizado após a morte da criança apontou 23 lesões por “ação violenta”.

Jairinho foi expulso do Solidariedade, partido em que era eleito, em 8 de abril de 2021, e, em junho do mesmo ano, teve seu mandato cassado na Câmara Legislativa do Rio de Janeiro. As próximas audiências do julgamento serão em 14 e 15 de dezembro, quando mais testemunhas de Jairo e Monique deverão ser ouvidas.

A Lei nº 14.344 de 24 de maio de 2022, apelidada de ‘Lei Henry Borel’, aumentou as punições para crimes de injúria e difamação contra crianças e adolescentes, além de tornar hediondo o homicídio contra menores de 14 anos. A legislação, que criou mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, foi aprovada em maio pela Câmara dos Deputados.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe