A Kingdom Holding, empresa saudita controlada pelo príncipe Alwaleed bin Talal, membro da família real, anunciou a retomada da construção da Jeddah Tower, em Jeddah. O megaprojeto, paralisado por anos, visa erguer o que será o arranha-céu mais alto do mundo, com impressionantes 1 quilômetro de altura.
Concebida há mais de uma década, a obra é projetada para superar o Burj Khalifa, atual recordista com 828 metros, localizado em Dubai. A Jeddah Tower, desenhada pelo renomado arquiteto americano Adrian Smith, foi inspirada nas formas de uma planta do deserto, e abrigará um hotel da rede Four Seasons, além de apartamentos residenciais, escritórios e três lobbies nos andares superiores. Um dos destaques será o deck de observação mais alto do mundo, localizado no 157º andar.
Com cerca de 63 dos 157 andares já concluídos, a construção da torre está prevista para durar 42 meses, segundo os desenvolvedores. A obra foi retomada após anos de interrupção devido a problemas de financiamento, e agora faz parte de um esforço de revitalização urbana de Jeddah, que inclui a construção de uma cidade econômica ao redor do edifício.
A estrutura inovadora da Jeddah Tower, anteriormente chamada de “Torre Kingdom”, é composta por três bases inclinadas que se elevam a diferentes alturas, garantindo equilíbrio e resistência aos fortes ventos. A torre será o centro de um vasto complexo de 1,3 milhão de metros quadrados, que já teve sua primeira fase de infraestrutura concluída, incluindo eletricidade, água, esgoto, drenagem pluvial e conectividade de internet de alta velocidade.
A Jeddah Tower se juntará a um seleto grupo de “mega-altos” arranha-céus — edifícios com mais de 600 metros de altura —, uma lista que atualmente inclui apenas quatro estruturas: o Burj Khalifa, o Merdeka 118, em Kuala Lumpur, a Torre de Xangai e a Torre do Relógio Real de Meca.
Com a conclusão da obra, Jeddah ganhará não só um ícone arquitetônico, mas também um poderoso símbolo da ambição saudita em se destacar no cenário global de infraestrutura e desenvolvimento urbano.