A cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, bateu o recorde de menor umidade em todo país, nas últimas 24 horas, segundo informações do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade chegou a 9%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é entre 40% e 70%.
O valor quase bateu o recorde registrado na cidade nos anos de 2019, 2021 e 2023, que foi de apenas 7%, na primavera e no verão.
O município também carrega o título de mais alto e frio de toda a região Nordeste. A cidade registrou como temperatura mínima 14,5ºC, uma das mais frias do país nas últimas 24 horas. Neste sábado (5), as temperaturas em Piatã variam entre 15ºC e 35ºC, com um alta amplitude térmica.
Além de Piatã, a cidade de Barreiras, no Oeste baiano, também registrou um índice de umidade preocupante: apenas 12%. Em Luis Eduardo Magalhães e Santa Rita de Cássia, o índice chegou a 13%. Já em Formosa do Rio Preto, o valor foi de 14%.
Estas cidades estão dentro do perímetro do alerta laranja emitido pelo Inmet. Segundo o aviso, a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20%.
O instituto alerta que, por causa da baixa umidade, há grande risco de incêndios florestais. O alerta atinge as seguintes áreas: Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Oriental do Tocantins, Norte Goiano, Ocidental do Tocantins, Noroeste Goiano, Extremo Oeste Baiano, Distrito Federal e Noroeste de Minas.
Recomendações na baixa umidade
Este índice traz riscos à saúde como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros sintomas. Portanto, o Inmet recomenda que as pessoas bebam bastante líquido, evitando bebidas diuréticas.
As atividades físicas também não são recomendadas nesse período, além da exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.