A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) será a responsável por implantar e administrar o novo Aeroporto Internacional de Olímpia, em São Paulo. No ano passado, o governo federal havia aprovado o repasse de R$ 104 milhões para a construção do terminal.
De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União esta semana, a Infraero realizará estudos prévios necessários para implantação e dimensionamento dos investimentos necessários para o aeroporto, considerando a “demanda projetada, o potencial turístico e econômico regional, a saturação de aeroportos na mesma região”.
Antes, a administração do aeroporto estava sob responsabilidade da prefeitura de Olímpia, conforme convênio firmado entre a União e o Município, em 2021. Agora, a transição deve ser realizada em até 120 dias. A portaria foi assinada pelo ministro Silvio Serafim Costa Filho.
No ano passado, a prefeitura de Olímpia formalizou a aquisição da área da construção, após a regularização do local junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os investimentos para a aquisição do terreno foram de mais de R$ 19 milhões.
A área tem 200 hectares de terra, e está localizada na Fazenda Olhos D`Água, com frente para a Estrada Vicinal OLP-382, na Estância Turística de Olímpia.
A pista deverá ter 2 mil metros de extensão, com capacidade de receber aviões de grande porte. Com essa estrutura, espera-se que o aeroporto tenha cerca de 500 mil operações por ano.
A obra foi projetada após um estudo que estima 6 milhões de turistas na cidade até 2038. Olímpia atrai turistas pelos seus parques aquáticos e de diversões.
*com informações do g1