USP é eleita melhor universidade da América Latina; top 10 tem quatro brasileiras

USP é eleita melhor universidade da América Latina; top 10 tem quatro brasileiras

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Cecília Bastos/USP Imagens

Publicado em 04/10/2024 às 15:50 / Leia em 3 minutos

A Universidade de São Paulo (USP) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor instituição de ensino superior da América Latina e do Caribe, de acordo com a 14ª edição do QS World University Ranking.

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (3), analisou 437 universidades de 23 países da região.

A Pontifícia Universidade Católica do Chile conquistou o segundo lugar, seguida pela brasileira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou em terceiro. Outras instituições nacionais também se destacaram entre as 10 melhores: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 5º, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 8º.

O Brasil foi apontado como o país com o maior número de universidades de destaque na América Latina e no Caribe. Além das quatro instituições no top 10, outras cinco figuram entre as 25 melhores, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Apesar do bom desempenho, o relatório destacou desafios enfrentados pelas universidades brasileiras, como a falta de recursos e o acesso limitado ao ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda. O documento ressaltou a importância de expandir o financiamento e garantir a autonomia das instituições para que possam continuar inovando e crescendo de forma sustentável.

“Embora as recentes iniciativas do governo, como aumentos salariais e novos fundos para bolsas de estudo, tenham trazido maior estabilidade ao ensino superior brasileiro, ainda há desafios. Para garantir crescimento contínuo e inovação, é essencial expandir os fluxos de financiamento e assegurar que as universidades permaneçam livres de influência política”, afirma o relatório.

O ranking QS avalia critérios como qualificação dos docentes, produção científica, reputação entre empregadores, e programas de intercâmbio de pesquisa. O Brasil se destacou pela alta proporção de professores com doutorado, número de citações por artigo e produtividade de pesquisa.

Top 10 Universidades da América Latina e Caribe

  1. USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
  2. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
  3. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
  4. Tecnológico de Monterrey – México
  5. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil
  6. Universidade do Chile – Chile
  7. Universidade de Los Andes – Colômbia
  8. Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil
  9. Universidade Nacional Autônoma do México – México
  10. Universidade de Buenos Aires – Argentina
Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe