Salvador recebe maratona de inovação da NASA; evento seleciona projetos para etapa mundial

Salvador recebe maratona de inovação da NASA; evento seleciona projetos para etapa mundial

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Valter Pontes/Coperphoto

Publicado em 04/10/2024 às 16:40 / Leia em 3 minutos

A 79ª edição do NASA Space Apps Challenge, maratona de inovação internacional da NASA, começou nesta sexta-feira (4) em Salvador e segue até segunda (7), com o objetivo de incentivar a colaboração entre governos, acadêmicos, empresas privadas, agências espaciais e o público em geral. O evento da agência espacial americana vai reunir cerca de 200 participantes no SENAI CIMATEC, instituição anfitriã da maratona.

“Os participantes terão a oportunidade de trabalhar com informações abertas da NASA, incluindo dados de satélites, que podem ser usados para propor soluções para o que eles vivenciam no dia a dia aqui”, destacou Leka Hattori, representante do Nasa Space Apps Salvador.

Segundo ela, no evento, tido como a principal porta de entrada de jovens baianos no segmento de inovação do estado, dois projetos serão analisados por banca de jurados e os vencedores representarão Salvador na etapa mundial, com mais de 400 cidades participantes.

De acordo com Hattori, o maior objetivo do projeto é reunir interessados que desejam atuar em equipes para resolver problemas reais da humanidade, em busca de soluções criativas e inovadoras para o combate a mudanças climáticas, e de temas espaciais, que refletem no nosso dia a dia aqui na Terra.

Para André Oliveira, superintendente de planejamento e novos negócios do SENAI CIMATEC, é de extrema importância receber maratona da NASA, em meio à implantação do Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia, na Base Aérea de Salvador.

“O CIMATEC Aeroespacial vai posicionar o estado como um polo de desenvolvimento e inovação no setor, criando uma cadeia de negócios de alta tecnologia. É fundamental que inspiremos e capacitemos as novas gerações para transformar o setor aeroespacial em um dos pilares econômicos do estado. A formação de talentos locais será essencial para consolidar essa área como uma força motriz de desenvolvimento e inovação”, afirma.

Como grandes destaques desta edição estão os desafios propostos aos participantes, que trazem como foco os impactos das mudanças climáticas no mundo, Ciências da Terra e Observação da Terra, todos inseridos nas temáticas “Espaço” e “Planeta Terra”. A maratona já conquistou grandes resultados ao longo dos sete anos de realização em Salvador, única cidade brasileira com um campeão mundial e uma menção honrosa, sendo sempre destaque pela diversidade e equidade de gênero dos participantes.

Mais informações: @nasa_spaceapps_salvador.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe