Oficinas de música, dança e artesanato, homenagens e cuidados com a mente e o corpo integram a extensa programação para o mês de outubro nos espaços culturais da Prefeitura. Muito além de toda movimentação tradicional na Cidade da Música, Casa do Rio Vermelho, Memorial 2 de Julho, dos espaços Pierre Verger da Fotografia e Carybé das Artes e da Casa do Carnaval – todos coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) -, o roteiro de eventos contempla a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da Visita Azul, com horários especiais de visitação para este público.
Comum a todos os equipamentos, são promovidas ações voltadas para o Dia da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, e o Dia das Crianças, no dia 12. Para os idosos, os equipamentos trouxeram ações focadas no público 60+ e na importância da arte e da saúde no processo de envelhecimento, levando uma programação diversificada que incluiu saraus, bailes, roda de conversa, oficinas e café da manhã.
Para comemorar o Dia da Criança, os equipamentos vão oferecer uma celebração que busca unir diversão e aprendizado em uma série de atividades projetadas para estimular a curiosidade e a criatividade dos pequenos.
Casa do Carnaval
Localizada na Praça da Sé, a Casa do Carnaval traz um leque de atividades para o período, sempre a partir das 14h, a exemplo da Oficina de Dança Afro: O Rodar das Saias, com Eliete Miranda. O evento acontece às terças e quintas-feiras de outubro, e busca investigar os horizontes do corpo e da dança através do rodar de saias.
Aos sábados, o espaço promove a Oficina de M’bira com o músico Thon Nascimento, onde o público terá a oportunidade de se encantar e aprender a tocar esse instrumento ancestral. No dia 9, será a vez da Oficina de Percussão, com o grupo A Mulherada.
O público também terá a oportunidade de participar, aos sábados, da Oficina Carnavalesca de Colares e Braceletes, aprendendo a fazer dois dos tradicionais adereços da folia, e de participar do Bloco da Mediação, visita guiada temática em clima de bloco carnavalesco, em dois horários, às 10h e às 14h.
Cidade da Música
De terça a domingo, a Cidade da Música da Bahia, no Comércio, promove a Oficina de Percussão em cinco horários: 10h, 11h30, 13h, 14h30 e 16h. Às quartas, acontece a Batalha de Rap/Trap, às 15h. Aos sábados, às 15h, há duas atrações para o público: o Qual é a Música, onde os participantes são desafiados a acertar o nome das canções através de letras ou melodias; e o Pílulas Musicais, na qual os visitantes aprendem um pouco mais sobre a música produzida na Bahia através de pílulas musicais de 20 a 30 minutos.
No dia 26, às 14h, a Cidade da Música da Bahia promove uma tarde de autógrafos do livro “Rumpilezz”. De autoria da escritora Vanessa Aragão, o livro narra a história desse importante projeto musical da Bahia. No espaço serão comercializados exemplares para serem autografados.
Casa do Rio Vermelho
Na casa onde moraram Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, no Rio Vermelho, acontece às quartas, às 10h30 e 15h, e sábados, às 15h, o Passeio no Jardim. Na ocasião, o visitante pode conhecer o bosque de mais de 1,5 mil m² com diversas espécies da flora e fauna, além dos orixás. Quem preferir, pode aproveitar as Visitas Mediadas pela residência do casal de escritores, às terças, quintas e sextas, às 15h30, e aos sábados, às 11h.
No dia 26, às 9h30, a Casa do Rio Vermelho recebe uma aula de hatha ioga com o grupo Biocentrum. O hatha yoga é recomendado para combater a depressão, estresse, rigidez muscular e mental, e é indicado para qualquer pessoa. A direção pede aos interessados que levem seus tapetes para a aula.
Espaços Pierre Verger e Carybé das Artes
O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, e Carybé das Artes, no vizinho Forte de São Diogo, ambos na Barra, promovem o Tabuleiro de Artes às quartas-feiras, às 15h, desafiando os presentes a participar de um jogo da memória. Aos sábados e domingos, às 14h e às 16h, acontece o Artista por um Dia – neste mês, o público aprenderá a fazer peças em origami, arte chinesa de dobradura em papel.
Memorial 2 de Julho
O equipamento, situado no Largo da Lapinha, na Liberdade, realiza aos sábados, às 15h, o Você no 2 de Julho. A oficina proporciona aos visitantes a oportunidade de expressar as próprias opiniões através da confecção de cartazes, elemento típico do cortejo pela Independência do Brasil na Bahia.
Visita Azul
Para garantir ainda mais a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o projeto Visita Azul proporciona a este público horários especiais de visitação gratuita adaptada para atender essa parcela da população, que apresenta dificuldades de processamento sensorial e são mais sensíveis a luzes e sons. Por conta disso, esses ambientes serão adaptados para aumentar o conforto dos visitantes.
As visitas guiadas do programa acontecem no dia 4, na Casa da Música, a partir das 11h; dia 11, na Casa do Rio Vermelho, às 14h; dia 18, às 11h, no Memorial 2 de Julho, e às 14h, nos espaços Pierre Verger e Carybé; e no dia 25, na Casa do Carnaval.
O acesso à Casa do Rio Vermelho, Casa do Carnaval, Cidade da Música e Memorial 2 de Julho pode ser feito de terça a domingo, das 9h às 17h. Os espaços Pierre Verger e Carybé das Artes estão abertos de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h. A entrada – exceto para o Memorial, que é gratuito todos os dias – custa R$ 20 (inteira) para o público geral e R$ 10 (meia) para idosos, estudantes e moradores de Salvador mediante apresentação do comprovante de residência. Às quartas-feiras, a entrada é de graça para todos os equipamentos.