O pôr do sol desta quarta-feira (2) promete ser um espetáculo ainda mais atrativo. Um fenômeno astronômino despontará no céu: o eclipse anular do sol, também chamado de “anel de fogo”. O evento é conhecido assim pois é o efeito que se observa quando a Lua, em seu apogeu, se alinha entre a Terra e o Sol. O satélite, por ter um diâmetro menor, não cobre totalmente o astro-rei, e cria um círculo brilhante.
No Brasil, o eclipse será aparente principalmente na parte sul das regiões sudeste e centro-oeste e toda a região sul, portanto será parcialmente visível na Bahia. Segundo astrônomos ouvidos pelo Jornal Correio, no estado, o eclipse parcial do Sol terá abrangência no sul baiano, em cidades como Mucuri, a 786 km de Salvador. O alinhamento dos astros está previsto para acontecer em horário próximo ao pôr do sol, com início às 16h e fim às 17h41. Recomenda-se o posicionamento dos observadores em um local com vista para o oeste.
Não se deve olhar diretamente para o Sol durante o eclipse sem proteção. A fim de evitar danos graves e permanentes aos olhos, é necessário utilizar óculos especiais de proteção solar, com filtros certificados para bloquear os raios nocivos. Não é recomendado óculos comuns, e de jeito nenhum chapas de raio-x, binóculos e afins. Para quem não puder assistir por conta da sua localização, o Observatório Nacional, que pertence ao Ministério da Ciência e Tecnologia, fará uma transmissão ao vivo do eclipse em seu canal no YouTube.