O jornalista Evaristo Costa, que acabou de completar 48 anos na segunda-feira (30), tem dividido com os seguidores das redes sociais a experiência de lidar com o diagnóstico da doença de Crohn.
Ele revelou que uma das consequências do problema foi a rápida perda de peso, cerca de 22 quilos em apenas três semanas.
“Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim […] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas”, disse ele em entrevista ao PodCringe.
O apresentador ainda afirmou que seu emagrecimento aconteceu por causa da doença, e não por iniciativa própria ligada ao físico ou aparência. “Eu me sinto definhando. É como eu me defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando”.
“Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela sai de dentro de mim, então não me dá os nutrientes que eu preciso. A última vez que eu fui internado foi por causa de uma infecção nas amígdalas que se transformou em uma sepse, porque eu estava com a imunidade no pé”.
A doença de Crohn é uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal.
Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro.
Sintomas da doença de Crohn
Os sintomas da doença de Crohn são parecidos com o de condições que afetam o trato gastrointestinal.
Por isso, é necessário procurar um médico que realizará os exames necessários para formar o diagnóstico.
Os principais sintomas são:
- Diarreia crônica;
- Dor abdominal;
- Perda de peso;
- Febre;
- Sangramento retal;
- Fístulas (pequenos canais que conectam indevidamente partes do intestino)
Além disso, em alguns casos, a doença de Crohn pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como:
- Artrite;
- Aftas;
- Olhos inflamados, vermelhos, feridos e sensíveis à luz;
- Desenvolvolvimento de erupções cutâneas ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas nas pernas.
A doença de Crohn não tem cura definitiva.
O tratamento tem como objetivo conter a inflamação, devido ao risco de desenvolvimento de condições gastrointestinais mais graves.