Funfun no Passo: Orkestra Rumpilezz celebra um ano do projeto com espetáculo especial no Centro Histórico de Salvador

Funfun no Passo: Orkestra Rumpilezz celebra um ano do projeto com espetáculo especial no Centro Histórico de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Caio Lirio

Publicado em 27/09/2024 às 12:15 / Leia em 2 minutos

Na próxima sexta-feira (4), às 19h, a Escadaria do Passo recebe mais um show do projeto Rumpilezz Funfun no Passo. Há um ano, a Orkestra Rumpilezz, fundada pelo maestro Letieres Leite, dava início à retomada de uma agenda calendarizada de shows em Salvador, se apresentando mensalmente no Centro Histórico da cidade com seu tradicional figurino branco. Desde outubro do ano passado, na sua primeira apresentação, o projeto tem levado centenas de pessoas à Escadaria, um público marcado pela diversidade e pela alegria que lota o espaço na primeira sexta-feira de cada mês. .

Em comemoração ao primeiro ano e ao sucesso do projeto, a Orkestra irá apresentar um concerto que passeia por vários trabalhos realizados junto ao maestro Letieres Leite. Entre eles, o “Rumpilezz visita Caymmi”, os autorais “A Saga da Travessia” e “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” e o álbum “Moacir de Todos os Santos”, lançado em 2022. Temas como “Floresta Azul”, “O Samba Nasceu na Bahia”, “Coisa n° 7” e “Noite de Temporal” estarão presentes no repertório.

A religiosidade de matriz africana é parte fundamental da Orkestra. Criada em 2006 por Letieres Leite, a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras “z” em referência ao jazz. Conhecida e aclamada internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade, é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.

Para a Orkestra, integrar uma agenda de ocupação do Centro Histórico a partir do projeto Funfun no Passo, levando a música instrumental de raízes afro-baianas para as ruas em concertos gratuitos, abertos ao público de todas as idades, é uma grande realização. “Realizar esses concertos na primeira sexta-feira de cada mês é fortalecer o espírito de Letieres”, ressalta Tiago Nunes, percussionista do grupo.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe