‘Cometa do Século’ pode ser visto em todo o Brasil nesta sexta-feira (27)

‘Cometa do Século’ pode ser visto em todo o Brasil nesta sexta-feira (27)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga, com informações do G1

Pepe Chambó

Publicado em 27/09/2024 às 14:58 / Leia em 2 minutos

Desde meados de setembro, amantes da astronomia têm tido a oportunidade de observar a passagem pela Terra do cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), que ganhou a fama de “Cometa do Século” por conta da possibilidade de ter a maior luminosidade desde o Hale-Bopp, que brilhou no céu em 1997. Nesta sexta-feira (27), acontece justamente o seu “periélio”, quando o cometa estará com um brilho intenso devido à proximidade com o Sol.

De acordo com o Observatório Nacional, ainda não é possível, porém, garantir com exatidão que o Tsuchinshan–ATLAS será visível a olho nu, já que o brilho de objetos do tipo é difícil de prever. Dessa forma, o observador interessado pode precisar de equipamentos como telescópios ou binóculos. Além disso, há a possibilidade de que o cometa possa se desintegrar nessa passagem muito perto do Sol. Como ele é composto por gelo e rochas, a intensa proximidade ao nosso astro pode causar sua fragmentação.

Para localizar o C/2023 A3 no céu, os interessados podem utilizar aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight. Basta fazer a pesquisa na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu perto do melhor horário de observação.

 

Melhores horários de observação

 

Até 7 de outubro, o cometa poderá ser melhor observado nas primeiras horas da manhã, no leste, pouco antes do nascer do sol. Entre 7 e 11 de outubro, o cometa vai ficar muito perto do Sol no céu, o que dificulta sua visualização. Após 12 de outubro, o cometa começa a se afastar novamente e ele se torna visível logo após o pôr do sol, no oeste, perto do horizonte. No dia 13 de outubro, o cometa alcançará seu brilho máximo, potencialmente chegando a uma magnitude de 3,0 ou 2,0, de acordo com plataformas especializadas de medição. 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe