Fórum Ruy Barbosa recebe casamento civil coletivo LGBT+ em Salvador; veja fotos

Fórum Ruy Barbosa recebe casamento civil coletivo LGBT+ em Salvador; veja fotos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Wendel de Novais para Jornal CORREIO

Arisson Marinho/CORREIO

Publicado em 26/09/2024 às 14:56 / Leia em 2 minutos

O nervosismo e o choro tomaram conta do salão nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, nesta quinta-feira (26). Por lá, 30 casais LGBTQIAPN+ puderam realizar o sonho de ter sua união reconhecida no civil, se casando com terno, vestido, véu, grinalda e tudo que têm direito. Os sentimentos se dividiam em duas partes. Antes da entrada, na sala de espera, muitos mostravam nervosismo, chegando a tremer. Com a abertura da porta e o tapete vermelho em vista, o rosto cedia lugar a lágrimas de alegria.

A emoção é justificável. Para alguns deles, a oportunidade de casar era imaginada por anos. No caso de Shirley Oliveira, 42 anos, e Ana Cristina Santos, 51, a espera tem quase uma década.

 “É um sonho de 9 anos, desde o momento que estamos juntas. Sempre tivemos essa ideia de casar, mas a gente nunca teve a oportunidade. Toda a preparação foi uma surpresa para minha esposa, eu fiz a preparação e só avisei em cima. Ela levou aquele susto, mas abraçou, assim como toda a família”, contou Ana.

Diretora do Fórum Ruy Barbosa, Verônica Ramiro não poupou sorrisos durante a cerimônia. Ela celebrou o fato do projeto Amor em Cores, que é promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e pela Associação de Oficiais de Registro Civil da Bahia (Arpen-BA), aproximar o salão nobre do povo.

“Eu me associo à alegria de todos e sinto em todos aqui, que é um dia de festa. […] Espero que seja um marco de muitos eventos como este que possam acontecer neste salão porque ele é um salão nobre para o povo nobre da nossa terra”, afirmou a diretora.

O Amor em Cores tem apoio da Corregedoria do Estado da Bahia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), além de ser realizado pela Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em questões de Gênero e Orientação Sexual do TJBA (Cogen).

Leia mais notícias no CORREIO.

Veja fotos: 

dQBhYW7.md.jpgdQBjIB1.md.jpg

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe