Advogada baiana responsável por ‘caso Titi Gagliasso’ será homenageada como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

Advogada baiana responsável por ‘caso Titi Gagliasso’ será homenageada como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 25/09/2024 às 16:14 / Leia em 3 minutos

A advogada baiana Juliana Souza, que ganhou ainda mais fama após ser responsável pela maior sentença já aplicada no Brasil por racismo, vai receber o prêmio Most Influential People of African Descent (Mipad), apoiado pela ONU.

A cerimônia de entrega será na sexta-feira (27), no Harvard Club, em Nova York.

“A alegria é imensa, pois ao recebê-lo, carrego comigo toda a minha história, minha ancestralidade e a caminhada de muita gente. Obrigada pelo carinho de sempre!”, declarou a advogada nas redes sociais.

Caso Titi Gagliasso
Recentemente, a advogada baiana conseguiu que Day McCarthy fosse condenada a oito anos e nove meses por ofender a filha mais velha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

“Após anos de trabalho incansável, dedicação e estudo, hoje tive a honra de ver a justiça prevalecer. A condenação de 8 anos e 9 meses, inicialmente em regime fechado, no caso Gagliasso x Day McCarthy não é apenas uma vitória para a família Gagliasso — é uma vitória para todos nós. É a prova de que o racismo não compensa e que podemos, sim, mudar o curso da história”, escreveu ela ao publicar fotos ao lado de seu cliente.

“Como advogada, e principalmente como uma mulher negra, que já foi uma criança preta, essa decisão carrega um simbolismo profundo. Ela me lembra que nossa luta é legítima e que cada passo que damos é crucial para garantir que nenhuma criança tenha que passar pelo que a Titi passou, ou pelo que eu passei. Hoje, durmo um pouco mais tranquila. Mas amanhã, acordarei novamente com a mesma missão: fazer justiça. Essa vitória não é apenas minha, é de todas as advogadas e advogados pretos que estão na linha de frente, enfrentando desafios imensos, mas que seguem firmes, porque sabem que nossa luta é maior”, completou.

Além de advogada, Juliana é influencer e costuma aparecer ao lado de famosos para falar de assuntos jurídicos e raciais. Na pandemia, fez lives com Anitta sobre equidade racial, por exemplo.

Juliana também e palestrante e dá consultorias sobre o tema. Em julho, participou de uma festa no instituto Vini. Jr. para dar visibilidade a causa.

Ela própria fundou uma entidade, o Instituto Desvelando Oris e se tornou escritora após lançar “Torrente Ancestral, Vidas Negras Importam”, em 2023.

Outros interesses da baiana, além do ativismo, são a moda e a música. Ela costuma publicar vídeos cantando nas redes sociais e chama atenção dos seguidores pela bela voz.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe