Natural de Jeremoabo e hospedada na Casa de Apoio do Hospital da Mulher, em Salvador, devido ao tratamento oncológico, dona Josefa Maria de Jesus, de 65 anos, sempre teve a fé e o desejo de conhecer a Basílica do Senhor do Bonfim. Ao saber disso, a equipe multidisciplinar da unidade não poupou esforços para realizar o sonho da paciente. Acompanhada por profissionais da enfermagem, assistentes sociais e médico paliativista, dona Josefa, com muita fé, foi ao templo e famoso ponto turístico da cidade e fez seus pedidos, segundo a tradição baiana. “A gente crê que Deus é o todo poderoso. Fiquei muito feliz de poder realizar meu sonho”, comemorou.
De acordo com Bárbara Aguiar, coordenadora da Casa, a equipe realizou o planejamento da visita para que fosse feita de maneira segura. “Ela teve a oportunidade de assistir à missa, receber a benção do padre de maneira individual, conhecer a sala dos milagres e, como não poderia faltar, realizar os pedidos ao amarrar as fitinhas no gradil da igreja”, compartilhou.
A sobrinha e acompanhante de dona Josefa, Lucineide Nobre, contou que a visita à igreja foi uma experiência única para a paciente. “Ela voltou com mais força, com mais vontade de viver. Ela se sentiu mais alegre, mais leve. Por só ter a mim e o marido dela, ao se ver rodeada pelos profissionais, ela se emocionou, porque nunca teve esse carinho, esse cuidado. Ela se sentiu acolhida e aqui ela está se sentindo acolhida”, assegurou.
Além de passeios e momentos que permitam a conexão das pacientes a sua espiritualidade, a Comissão de Humanização da Casa da Mulher realiza, periodicamente, oficinas educativas e informativas, rodas de conversa, ações de beleza, saúde e bem-estar.