A quarta edição do Digitalia – Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital começa nesta quarta-feira (25) e vai articular artistas, pesquisadores, produtores e o público em torno do tema “Reescrever o Código-Fonte da Cultura Digital”. Este ano, em meio à programação, uma conferência-show do filósofo, músico e psicanalista Vladimir Safatle se sobressai. Será a primeira vez do chileno em Salvador para uma performance do tipo, e acontecerá na abertura do evento, na própria quarta, às 19 horas, no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.
Sob o título “Da arte de perder sua própria língua: os limites das lutas contra-hegemônicas”, a apresentação musical terá também a cantora Fabiana Lian. A colaboração entre Safatle e Lian teve início em 1994, quando começaram a gravar suas composições originais para piano e voz. O espetáculo do duo já encantou o público em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Ouro Preto. A noite que abre o Digitalia 2024 promoverá, ainda, um espetáculo audiovisual do VJ Gabiru.
As inscrições para o evento podem ser feitas no portal do festival-congresso. As vagas são limitadas em função da capacidade do auditório do MAB. Também no site oficial é possível ficar por dentro da programação completa, com painéis e demais exposições do evento distribuídos entre o próprio MAB, o Goethe Institut, o Museu de Arte Contemporânea e a Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho.