Voa Brasil: apenas 0,3% das passagens do programa foram vendidos até agora

Voa Brasil: apenas 0,3% das passagens do programa foram vendidos até agora

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do InfoMoney

Reprodução

Publicado em 21/09/2024 às 09:17 / Leia em 2 minutos

O programa Voa Brasil, lançado há quase dois meses pelo governo federal, vendeu até agora apenas 10,2 mil das passagens aéreas domésticas oferecidas por até R$ 200. O número representa cerca de 0,3% dos 3 milhões de bilhetes disponibilizados para este semestre.

O programa foi lançado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos no final de julho buscando tornar o transporte aéreo no Brasil mais acessível. As passagens custam até R$ 200, acrescidas da taxa de embarque. O primeiro ciclo do programa é direcionado apenas a aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses.

Segundo o governo federal, os destinos mais procurados até o momento foram as capitais do Nordeste, com destaque para Natal, Recife, Fortaleza, Salvador, João Pessoa e São Luís. A maioria das viagens partiu dos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Galeão (RJ), mas houve uma movimentação significativa em aeroportos regionais como Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA) e Caxias do Sul (RS).

A expectativa do ministério é que uma segunda etapa do programa seja lançada no primeiro semestre de 2025, desta vez beneficiando estudantes de instituições de ensino público.

Como comprar

Para adquirir a passagem, basta entrar no site gov.br/voabrasil, com login e senha já usados para acessar outros benefícios e programas do governo. Após o acesso, o usuário é direcionado para a plataforma de compras, onde escolhe origem, destino e data da viagem. Havendo disponibilidade, basta efetuar a compra para aproveitar o benefício.

O programa utiliza a malha aérea ociosa, aproveitando assentos disponíveis em voos com baixa ocupação, permitindo que as companhias aéreas ajustem suas ofertas. A recomendação é que os beneficiários planejem as viagens com antecedência, preferindo dias menos procurados, como de terça a quinta-feira, além de períodos de baixa temporada, entre março e junho ou agosto e novembro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe