A trama da ópera “Acis e Galatea”, vivida nos palcos pela primeira vez em 1718, ganha elementos contemporâneos e bem baianos na nova montagem do Coro Juvenil do Neojiba. As apresentações acontecem entre os dias 24 e 26 de setembro, a partir das 19h, no Teatro Salesiano, no bairro de Nazaré, em Salvador. A entrada é gratuita.
Um clássico do período barroco, a ópera foi composta por Georg Friedrich Handel, com libreto de John Gay. No mito original, Acis, um pastor, se apaixona pela ninfa Galatea, também objeto de amor do poderoso e maquiavélico Polifemo. “Trouxemos a história para o universo dos integrantes do Neojiba. Vamos ter muitas danças populares daqui da Bahia. Estamos pensando em Galatea como uma representante da arte, da música, da poesia, da dança, e em Polifemo como esse cara poderoso, tóxico, que quer consumir e destruir tudo”, conta Chica Carell, diretora cênica do espetáculo.
Os cantores serão acompanhados por músicos da Orquestra Neojiba, sob regência de Lucie Barluet. Os figurinos e cenário são de Zuarte Jr. e a coreografia é de Marcelo Galvão. Os papéis principais da ópera serão interpretados por Felipe Dias, Matheus Oliveira, Alessandra Lima, Maiane Santa Isabel e outros integrantes do próprio Coro Juvenil.